REDUTO DO COMODORO - o Blog de CARLOS REICHENBACH - comodoro@olhoslivres.com
   NÃO DEIXE DE LER

AFINAL, QUEM ENTRA COM A BUNDA ?

 É preciso ler, com urgência, o texto de Roberto M. Moura publicado hoje (15/01/2005) no suplemento "Idéias", do Jornal do Brasil.

http://jbonline.terra.com.br/

 Em texto nominado: "O desdém elitista do embaixador" (artigo do ex-ministro da Cultura Sergio Paulo Rouanet na virada do ano é quase uma repulsa ao que é nacional ), Moura analisa detalhadamente o assustador artigo do diplomata Sergio Paulo Rouanet, ex-ministro da Cultura no governo Collor, publicado na revista Veja, à respeito dos efeitos "nefastos" da antiglobalização.

 O texto de Moura teve seu título e última frase censurados pelo JB. O título deveria ter sido "A globalização e a bunda" e frase final:

 O que me lembra a mais contundente, mas verdadeira e genial, definição de globalização que se conhece: "globalização é uma suruba em que a gente só entra com a bunda". 

 Seguem alguns trechos da análise de Moura:

 Em que mundo vive o embaixador para confrontar com tanta segurança as advertências de pensadores como Bourdieu e Canclini, sempre preocupados com os efeitos da devastação das culturas regionais por um modelo econômico, midiático e cultural perverso e unicista? Aliás, perverso e unicista com relação à mídia, à cultura de massa, à gastronomia, aos esportes e a praticamente todas as formas de lazer do homem moderno.

 Encastelado em algum gabinete europeu, aonde o mal-estar da modernidade não chegou, Rouanet deplora com razão as carências do sistema educacional brasileiro - mas supõe que, já que é assim, não há razões ''para se fomentar uma aversão injustificada ao que vem de fora''. Ora, uma coisa é defender a diversidade cultural, a identidade nacional, a adoção de medidas de preservação da cultura regional (que ele jamais tomou, enquanto ministro), outra coisa, completamente diferente, é desviar-se para a xenofobia e o fundamentalismo...

... Da Folha à Veja essa indiferença encrespa-se. Transforma-se quase em repulsa ao que é nacional. Vejamos: ''o nacionalismo cultural, uma das idéias mais perigosas que já afligiram o planeta, está ressurgindo em toda parte como reação ao processo de globalização (...) Essa idéia está renascendo na Europa diante da penetração crescente da cultura americana''. Ora, seria preferível, então, que nos curvássemos ao Big Mac, adorando o Homem-Aranha e afogando as pizzas em catchup? OK.

...

Lamentável num sujeito que já foi ministro da Cultura tanto elitismo e universalismo oportunista. Primeiro, porque estabelece linhas demarcatórias claras entre o que é ''cultura'' e o que é ''popular'' - e, no pensamento dele, parece que uma coisa nunca se confunde com a outra. É de chorar, pelo desconhecimento abissal das manifestações que formam o Brasil profundo, aquele Brasil do nacionalismo regionalista de Gilberto Freyre (outro contra quem ele assaca), Brasil de Mário de Andrade, Darcy Ribeiro e Pixinguinha, de Di Cavalcanti e Caymmi, de Tom Jobim e Cartola. Brasil de João Gilberto, aplaudido agora por 45 minutos consecutivos em temporada no Japão.

...

A cultura brasileira, diz ele, só poderá subsistir e se impor internacionalmente mediante a abertura para o mundo. Para mantermos nossa identidade cultural, temos de avançar e não nos entrincheirar atrás de barricadas. Simpático e moderno, não? Mas, pensemos economicamente: por trás da nossa música, está o fabricante do instrumento brasileiro, está o músico brasileiro; por trás do nosso futebol, está todo o comércio e toda a indústria que floresce em torno dele - e que não fabrica, por exemplo, tacos de golfe ou de beisebol, bolas ovais nem carros de corrida; por trás da nossa comida, estão os nossos temperos, os nossos agricultores, colonos e comerciantes.



 Escrito por Carlos Reichenbach às 13h49
[] [envie esta mensagem]


 
   Festival Internacional de Cinema na Internet

FLUXUS ABRE INSCRIÇÃO PARA EDIÇÃO 2005

 FLUXUS comemora 5 anos com novo site e abrindo inscrições para a edição 2005.
- festival internacional de cinema na internet recebe inscrições até o dia 23.02 em

www.fluxusonline.com

 O Fluxus – Festival Internacional de Cinema na Internet, evento que reúne no site www.fluxusonline.com cinema, vídeo, digital, net-arte e trabalhos interativos, comemora em 2005 sua quinta edição. Para marcar a data, o festival pioneiro na internet inaugura um novo site onde é possível acessar aos 191 trabalhos que participaram do evento, em todas as suas edições. O Fluxus é o único festival no mundo que mantém acessível permanentemente on-line o acervo de trabalhos que fizeram parte de suas mostras competitivas e informativas.
 O Fluxus recebe inscrições até o dia 23 de fevereiro para a sua edição 2005. Serão aceitos trabalhos audiovisuais produzidos em qualquer formato (vídeo, filme, dv, flash) com duração de até 15 minutos, produzidos entre 2003 e 2005, e de qualquer gênero (ficção, documentários, experimentais e animações). O festival também recebe inscrições de trabalhos produzidos especialmente para a internet - web-arte, mídia-arte, trabalhos interativos. As inscrições e o regulamento completo estão disponíveis no site
www.fluxusonline.com.
 AS NOVIDADES DO FLUXUS 2005 > Dividido em quatro mostras competitivas – E-cinema (ficções, experimentais), Anémic (animações), .doc (documentários) e Interactiva (web-arte, net-arte e interativos) – o Fluxus 2005 vai realizar uma mostra informativa, não competitiva, que pretende reunir as mais diversas possibilidades de feitura de imagens em movimento na internet e com as novas tecnologias de comunicação. Serão convidados a participar, videoblogues (blogs que utilizam vídeos ou invés de fotos ou somente textos), vídeos feitos com celulares (cinema celular) e com webcams, além de trabalhos que produzem imagens a partir de geradores de texto e som, e obras de videodesign.
PORQUE A INTERNET? Criado em 2000, o Fluxus é um festival que acontece inteiramente on-line e tem como idéia original a de fazer da internet, além de um meio de exibição, um espaço de confluência de tendências das diversas mídias, suportes, linguagens e gêneros. O objetivo é permitir o acesso do público a realizações do mundo todo, que a partir do seu computador pode ver e interagir com produções audiovisuais autorais e independentes. O festival brasileiro foi um dos primeiros eventos de cinema a acontecer exclusivamente na internet mundial e um dos poucos que ainda está na ativa e com o seu conteúdo disponível.
 O Fluxus – Festival Internacional de Cinema na Internet, que estréia sua 5º. edição no dia 05 de maio, é uma realização da produtora cultural Zeta Filmes.
Serviço
Fluxus 2005 – 5o Festival Internacional de Cinema na Internet
Inscrições até 23.02 no site
www.fluxusonline.com.
Outras informações:
e-mail:
info@fluxusonline.com
tel: 55 31 32931582 / 32968042



 Escrito por Carlos Reichenbach às 17h53
[] [envie esta mensagem]


 
   NOVOS ENDEREÇOS PARA O INVENTÁRIO DO COMODORO

À CAMINHO DO QUEPE 2005 - NOVOS ENDEREÇOS 01

O OLHO DE HOCHELAGA

http://olhodehochelaga.zip.net/

editor: Milton do Prado (direto de Montreal)
 Milton do Prado é diretor e montador cinematográfico (um dos melhores do país).

Primeiras Linhas

 Demorou um pouco, mas me rendi a essa nova ferramenta de comunicação chamada blogue, que já aviso que utilizarei assim mesmo, aportuguesada.
 Motivos como praticidade, economia, rapidez, curiosidade e uma pitada não-desprezível de tempo livre me fizeram encarar a blogagem, principalmente com o objetivo de trocar minhas impressões sobre meu exílio dos próximos quatro anos, Montréal, Quebéc, Canada. Deixei no Brasil os amigos e a produtora recém-parida, meu grande investimento pessoal dos últimos tempos, que espero encontrar na(s) minha(s) volta(s).
 Quem esperar um diário pura e simplesmente pessoal, com fotos da família brincando na neve e coisas do gênero, pode dar meia-volta. Quem achar que não vai ter nunca esse tipo de coisa, pode dar meia-volta também. Não pretendo me censurar, nem me policiar, mas muito provavelmente as impressões cinematográficas vão predominar.
 Hochelaga é como Montreal era conhecida antes da chegada dos franceses e bem antes deles começarem a se engalfinhar com os ingleses por esse grande pedaço de terra até hoje não tão habitado. Meu olhar de estrangeiro influencia evidentemente o cinema que vejo, e o cinema que vejo influencia minha experiência nessa terra nova. O olho de Hochelaga vai falar um pouco sobre isso. Às vezes sou cínico, mas romântico o suficiente para acreditar que o blogue pode vir a ser um meio de expressão e comunicação. Como todo diário que se preza, dificilmente vai ser atualizado diariamente.

CINETRIX

http://www.fotolog.net/cinetrix

editor: Ricardo Morgan

 Ricardo Morgan, é mineiro, tem 22 anos, estuda jornalismo  e escreve críticas de cinema em sua coluna semanal no Jornal da Cidade (o
jornal publicitário mais antigo do país (ano passado completou 45 anos). Já realizou um curta metragem com miniclips de sua câmera fotográfica digital, chamado "UMA MENTE PERVERSA". Em seu endereço eletrônico, Ricardo armazena suas críticas (quase 300 resenhas publicadas), 21 fichas de cinema e várias crônicas e comentários sobre eventos mais postagens de caricaturas de atores com filmografias, premiações e curiosidades.



 Escrito por Carlos Reichenbach às 19h44
[] [envie esta mensagem]


 
   QUEPE NA TV e A RESPOSTA DE JORGE FURTADO

Estou repassando informações do ALMANAQUE, da jornalista Maria do Rosário Caetano.

CINEJORNAL - Matérias que vão entrar no Cinejornal (Canal Brasil) deste sábado, dia 15/01. Com reprise no Domingo, 18h30, e na Segunda:

QUEPE DO COMODORO
Entrega do Troféu Quepe do Comodoro, em São Paulo, prêmio para sites e blogs cinematográficos, atribuído por Carlão Reichenbach e entregue por Vanessa Goulart & Carlão.

FILME B NA TV - Quadro Filme B na TV: Paulo Sérgio Almeida fala sobre a novidade disponível em CD Card: é o Database Mundo 2003 com números e informações sobre cinema no Brasil e no Exterior. Um guia completo para cinéfilos, estudantes em geral, e curiosos em saber mais sobre o cinema no mundo todo.

WALTER SALLES  - Entrevista com Walter Salles sobre o longa Diários de Motocicleta. O filme concorre neste DOMINGO, dia 16, ao Globo de Ouro, na categoria melhor filme estrangeiro. É a terceira vez que o Walter disputa este prêmio. Nesta entrevista, Walter fala do trabalho de produção do filme, da extensa pesquisa e do prazer de filmar essa história.

JORGE DREXLER - Uma outra entrevista, agora com Jorge Drexler, cantor e compositor uruguaio que foi convidado pelo Walter Salles para compor uma música especialmente pro "Diários" que se chama "Al otro lado del río". Ele estava no Brasil lançando o sétimo CD da carreira. Já gravou com Paulinho Moska, Celso Fonseca, entre outros... Às vésperas do Globo de Ouro (domingo) o Canal Brasil está dando destaque ao longa...

No mesmo ALMANAQUE, Rosário publica a nota oficial de Jorge Furtado e da Casa de Cinema, para a coluna de Diogo Mainardi publicado na revista VEJA, número 1.887.

NOTA OFICIAL DE JORGE FURTADO E CASA DE CINEMA DE PORTO ALEGRE
"Não é tarefa simples desenredar o emaranharado de calúnias, inverdades, imprecisões e maldades da coluna de Diogo Mainardi publicada na edição 1.887 da revista Veja.
Eu e a Casa de Cinema de Porto Alegre, empresa da qual sou sócio, vamos processar o jornalista e a revista Veja para tentar reparar, na justiça, qualquer espécie de prejuízo que o texto possa ter provocado.
Informamos que serão processados também qualquer jornal, site na internet, revistas ou quaisquer publicações que, com ou sem autorização expressa do jornalista e da revista Veja, também publicarem o referido artigo, total ou parcialmente.
Por se tratar de tema que envolve disputa judicial, esta será a única declaração que, por enquanto, daremos sobre este assunto lamentável".
Jorge Furtado
Porto Alegre, 10.01.05



 Escrito por Carlos Reichenbach às 13h34
[] [envie esta mensagem]


 
   A NOITE DOS QUEPES - Parte 6

O ÚLTIMO MINI-QUEPE

 Antes de enviar, via correio, o último dos 11 marcadores de livros, confeccionados por um artesão joalheiro, à partir de uma criação da artista plástica Elaine Morrone, para o editor Leo Faria, do site ADORO CINEMA BRASILEIRO, o Comodoro fez questão de fotografá-lo, já que sua matriz foi destruida.

 A idéia, caso o prêmio Quepe do Comodoro venha a ter vida longa, é criar a cada ano um desenho novo para os marcadores de livros com que serão contemplados as menções especiais e o júri oficial.



 Escrito por Carlos Reichenbach às 14h24
[] [envie esta mensagem]


 
   A NOITE DOS QUEPES - Parte 5

CACHAÇA EM SAMPA

 O Cachaça Cinema Clube, literalmente, roubou a festa no dia 05 de janeiro. Karen Black, Lis Kogan, Débora Butruce e João Mors, mal tiveram tempo de fechar a sua programação do mês (12 de Janeiro de 2005 - veja abaixo), e vieram todos ao CineSesc receber o Prêmio Destaque do Ano. Enquanto a platéia estremecia de medo assistindo PROFONDO ROSSO, eles tiraram fotografia com o Comodoro tendo ao fundo as imagens do cinema nacional que decoram a sala de espera do melhor cinema de São Paulo. As três guerrilheiras do curta metragem quase derrubaram João Mors, que pediu socorro a Eduardo Valente (Contracampo), seu antigo colega de curso de cinema na Universidade Federal Fluminense.



 Escrito por Carlos Reichenbach às 20h57
[] [envie esta mensagem]


 
      
 
 

HISTÓRICO
 24/01/2010 a 30/01/2010
 25/01/2009 a 31/01/2009
 22/07/2007 a 28/07/2007
 22/01/2006 a 28/01/2006
 30/01/2005 a 05/02/2005
 23/01/2005 a 29/01/2005
 16/01/2005 a 22/01/2005
 09/01/2005 a 15/01/2005
 02/01/2005 a 08/01/2005
 26/12/2004 a 01/01/2005
 19/12/2004 a 25/12/2004
 12/12/2004 a 18/12/2004
 05/12/2004 a 11/12/2004
 28/11/2004 a 04/12/2004
 21/11/2004 a 27/11/2004
 14/11/2004 a 20/11/2004
 07/11/2004 a 13/11/2004
 31/10/2004 a 06/11/2004
 24/10/2004 a 30/10/2004
 10/10/2004 a 16/10/2004
 03/10/2004 a 09/10/2004
 26/09/2004 a 02/10/2004
 19/09/2004 a 25/09/2004
 12/09/2004 a 18/09/2004
 05/09/2004 a 11/09/2004
 29/08/2004 a 04/09/2004
 22/08/2004 a 28/08/2004
 15/08/2004 a 21/08/2004
 08/08/2004 a 14/08/2004
 01/08/2004 a 07/08/2004
 25/07/2004 a 31/07/2004
 18/07/2004 a 24/07/2004
 11/07/2004 a 17/07/2004
 04/07/2004 a 10/07/2004
 27/06/2004 a 03/07/2004
 20/06/2004 a 26/06/2004
 13/06/2004 a 19/06/2004
 06/06/2004 a 12/06/2004
 30/05/2004 a 05/06/2004
 23/05/2004 a 29/05/2004
 16/05/2004 a 22/05/2004
 09/05/2004 a 15/05/2004
 25/04/2004 a 01/05/2004
 18/04/2004 a 24/04/2004
 11/04/2004 a 17/04/2004
 04/04/2004 a 10/04/2004
 28/03/2004 a 03/04/2004
 21/03/2004 a 27/03/2004
 14/03/2004 a 20/03/2004
 07/03/2004 a 13/03/2004
 29/02/2004 a 06/03/2004
 22/02/2004 a 28/02/2004
 15/02/2004 a 21/02/2004



OUTROS SITES
 NOVO ENDEREÇO DO REDUTO DO COMODORO
 OLHOS LIVRES - o site de Carlos Reichenbach
 CARTAS DO REICHENBOMBER - Arquivo
 DEZENOVE SOM E IMAGENS
 OS BLOGS QUE CONCORREM AO QUEPE DO COMODORO
 ALTA FIDELIDADE
 ANOTAÇÕES DE UM CINÉFILO
 ARKADIN - CINEMA, PRA COMEÇO DE CONVERSA
 ARTE GRÁFICA (ou ANJO EXTERMINADOR)
 BAÚ DE FILMES
 CAIXA PRETA
 CELULÓIDE CORTADO
 CHIP HAZARD
 CINECASULOFILIA
 CINE ESTRANHO
 CINEFILIA
 CINÉFILOS DO TERCEIRO MUNDO
 CINÉFILOS OFF-LINE
 CINÉFILOS ON LINE
 CINEMA CUSPIDO E ESCARRADO
 CINE MAJESTIC
 CINEMATÓRIO
 CINENETCOM
 CURRAL CINE - BLOG DA VAQUINHA EUGÊNIA
 DIÁRIO DE BORDO
 DIÁRIO DE UM CINÉFILO
 DR. IGOR - NEWS ASSOCIADOS
 EM CARTAZ
 ERA UMA VEZ NA PARAÍBA
 FILMES DO CHICO
 FILMES GLS OU QUASE
 FREE AS A WEIRD
 FULERUS FILMES
 HATTORI HANZO
 IMPRESSÕES CINÉFILAS
 IMPÉRIO CINÉFILO
 LIMÃO MATUTINO - SEGUNDA SAFRA
 LOS OLVIDADOS
 MATA HARI & 007
 MELODIA DO OLHAR
 MONDO PAURA
 NUVEM DE PÓLVORA
 OS INTOCÁVEIS
 PAGODA REBORN
 PICILONE
 PSEUDOCINÉFILOS
 QUALQUER COISA QUE POSSA ME INTERESSAR ...
 QUARTO DO CHIKO
 RD - B SIDE
 REPETE QUE EU NÃO OUVI DIREITO
 SALA PROIBIDA
 SETARO´S BLOG
 THE BRIDGE
 TRÊS CINÉFILOS EM CONFLITO
 VERDADES E MENTIRAS EM 24 FOTOGRAMAS
 CONTRACAMPO
 CINEMASCOPIO
 CINE IMPERFEITO
 FILMESCÓPIO
 CRÍTICOS.COM
 CINEMA MARGINAL
 STONE AGE SCANNERS
 SALVE O VHS
 BLOG DO TAS
 VGI - Vivian Golombek
 O SIGNO DO DRAGÃO
 ALMANAQUE ROSÁRIO CAETANO
 DIONISÍACAS - O Blog do Dionísio Neto
 CINEMINHA
 CINEFILIA
 MULHERES DO CINEMA BRASILEIRO
 CINEMA EM FOCO - o cinema em Brasília
 DICK DANELLO - o site
 BLOG DO CINEMA BRASILEIRO
 DOINEL, O CINÉFILO DE DOIS CÓRREGOS
 SURREALISMO / DE CINEMA
 REATOR - Revista de Cultura
 AGULHA - REVISTA DE CULTURA
 FAKERKAKIR - Site de Ficção e Jornalismo
 REVISTA ETCETERA
 O CISCO TORNITRUANTE
 DOUTOR DALTON - um Blog surpreendente
 A MATÉRIA DO SONHO
 OLIGOFRIENDS
 JOSÉ GERALDO MARTINS
 NOTÍCIAS DO ZOO
 DEDOS DAS MOÇAS
 AS PERDIDAS
 BURBURINHO - o pensamento vivo de Nemo Nox
 OMBUDSMANS DE X-SALADA - é à sério
 MALDITOS FILMES BRASILEIROS
 JAPAN ACTION - site brasileiro
 POST DEAD - o Blog do Villa da 89FM
 MAGNUS OPUS COLLECTION
 CABINE - Revista Virtual
 SOMBRAS ELÉTRICAS
 MEIA ENTRADA
 FOTOLOG DO VEBIS JUNIOR
 ACRE INFUSO - O Blog-roteiro
 BOCA DO INFERNO
 APLAUSO - Revista de Cultura
 TODOS JORNAIS DO PAÍS
 JORNAL DOS OLHOS LIVRES
 O CRÍTICO DE CINEMA
 CINEMA NO DIVÃ
 CINE ART
 MOVIES AND MORE
 CINEMA E ETC
 WIDESCREEN
 OS CINÉFILOS
 7ARTE
 SPOILER
 CINELIGADO
 CINÉFILOS
 NOS BASTIDORES DA NOTÍCIA
 EU ASSISTI
 CINEMA & LITERATURA
 IMAGEM EM MOVIMENTO
 PORTAL CINE
 CINELÂNDIA
 CINEMA TURBINADO
 CINE VÍDEO EDUCAR
 CINEMA COM RAPADURA
 KINEMAIL
 POPPY CORN
 BLOG DA LAURA BEATRIZ
 O CAIXOTE - REVISTA
 VIVER E MORRER NO CINEMA
 BLAXPLOITATION
 EROTIKILL
 O ESCURINHO NO CINEMA
 CINEMANÍACO
 PINK FREUD
 SCORETRACK NETWORK - MÚSICA E CINEMA
 ROTEIROS ON LINE
 NÃO
 VÍDEO CLUBE CINE SERIADO - Compra de filmes raros
 CINE TV NOSTALGIA - Compra de filmes raros
 PUTRESCINE - Compra de filmes raros
 REVISTA BALA
 DICACINE
 MOÇO DE FAMÍLIA - Contos, crônicas e ensaios
 PLANO A PLANO
 CINEMA LIDO
 FILMES BRASILEIROS QUE POSSUAM O ESPORTE COMO TEMA
 DROPS MAGAZINE - CINEMA
 A REBELDIA, O SONHO E O CINEMA
 MONSTRO NA GARAGEM
 CINETRIX
 O OLHO DE HOCHELAGA


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!