REDUTO DO COMODORO - o Blog de CARLOS REICHENBACH - comodoro@olhoslivres.com
   MINGAU QUENTE

O SITE DO INDIE 2004 JÁ ESTÁ NO AR

http://www.zetafilmes.com.br/indie/


EFEITO ERASERHEAD

A Carta de Nina para o Comodoro

Vocês se lembram da Lenda da Garotinha que assistiu a mais de 5 vezes a um filme do David Lynch ?!?!?!?!?

Bem, ela ainda possuia resquicios de sanidade mental até ontem a noite. Infelizmente ela não resisitiu e foi assisitir o filme de estréia de David Lynch, ERASERHEAD.
Cenas aparentemente sem sentido num estilo esquizofrênico provocaram reações irreversíveis nesta garota e ela nunca mais voltará ao normal.
 
 
Brincadeiras a parte, eu gostaria de agradecer a oportunidade que você me deu de conhecer este filme. Eu já havia visto vários filmes do David Lynch, mas nenhum , nem nada se compara ao que pude assisitir ontem.
Venho comparecendo a Sessão do Comodoro desde a primeira edição, e sinceramente nunca havia visto nada igual em toda minha vida, e ontem só pude confirmar o que já tinha certeza: David Lynch é o diretor mais bizarro que já exisitiu !!!!!
Algumas pessoas tiveram de sair no meio do filme por não aguentar algumas cenas. E os comentários então : " Nunca vi nada tão desagradável em toda minha vida" !

 Hahahaha, é incrível o poder que Lynch tem de mexer com o inconsciente das pessoas, por isso o considero um de meus diretores favoritos.
Eu confesso que cheguei a passar mal em certas cenas e por isso algumas risadas nervosas durante o filme. Mas nunca tive uma experiência como esta.
Obrigada novamente.
 
Ninahellcat
 
Obs: é uma pena que você não tenha o "She Devils On Wheels" para passar pois morro de vontade de ver este filme.

obs: se quiser dar uma olhadinha meu blog é:
http://www.ninahellcat.blogger.com.br



 Escrito por Carlos Reichenbach às 11h38
[] [envie esta mensagem]


 
   Colunismo Social

A TERCEIRA NOITE DO COMODORO

fotos VEBIS JUNIOR

comentários RAIMUNDA VALLADARES

 O Blog do Comodoro na tela do CineSesc.

 A grande presença da noite foi o webdesigner e cinéfilo militante Estevão Augusto que vibrou com O HOMEM DE PALHA, de Robin Hardy. Na foto acima, Estevão aparece na saída do cinema do Morumbi Shopping após ter assistido GAROTAS DO ABC.

 As duas sessões da noite ficaram lotadas. Carol e Daniel Chaia, fiéís absolutos das sessões duplas se encontram no intervalo; Chaia perdeu o primeiro filme porque estava dando aula na "caixa-prego". Destacando-se na fila de entrada da sessão de ERASERHEAD, Vera Haddad que para não perder a sessão carregou consigo o diretor do longa metragem em que está trabalhando, Rogério de Moura. Vera aparece também entre a fidelíssima Cristina Amaral e o seu colega de FAAP e ex-partner, o produtor Gustavo Ribeiro.

 Comodoro agradece a Thiago Stivaletti ter cedido sua preciosa cópia em DVD de ERASERHEAD para gáudio dos aficionados do cinema extremo; o produtor Paulo Bocatto sonhando em encontrar um estreante do nível de Lynch. Carlos Eduardo Nogueira, o mago da animação moderna, e a produtora Mayra Lucas, sócia de Paulo Bocatto. Bocatto se diverte com as tiradas do nosso "capitão de fragata" (e documentarista-mor de navegação) Vebis Junior. Eduardo Aguilar e Oswaldo Portela aguardam o início do filme de estréia de David Lynch. Algumas pessoas, visivelmente perturbadas com a atmosfera sufocante do filme, abandonaram a sala no meio da projeção. As reações de´paixão e repulsa fazem parte das Sessões Duplas; aguardem então, "A Noite da Bela Podreira" em novembro!

 Daniela Carneiro, a "continuísta do Brasil", foi - pela primeira vez - prestigiar o Comodoro. Daniela, cadê o Zorro???

 No meio da primeira sessão os roteiristas de BENS CONFISCADOS conferem a bela matéria da Revista do Sesc sobre o diretor de GAROTAS DO ABC. O Comodoro conversou com o roteirista Di Moretti sobre o curso de roteiro que está sendo dado no Espaço Unibanco. O nosso popular "capitão de fragata" entre duas belas Ericas (ou será uma Erica e outra Erika?). Na última foto de Vebis Junior (que volta e meia passa a câmera para os amigos fotografá-lo entre belas moçoilas), o mistério da noite: seria ele o mitológico Nagash, ao lado de Victor?



 Escrito por Carlos Reichenbach às 01h17
[] [envie esta mensagem]


 
   GEMAS DOS SEBOS DE VÍDEO 1

MAIS UMA OBRA PRIMA DE UM DIRETOR DE FILME ÚNICO

 É impressionante o que cinema americano faz com seus estreantes de maior talento; se não os "mastiga" na produção de péssimos e caros filmes comerciais, os expele para a área técnica, a televisão e/ou outra profissão.

 Robert Resnikoff deveria ter insistido na carreira cinematográfica pois além de dominar a narrativa cinematográfica com descomunal competência e talento, sabia inserir um humor original e pessoalíssimo nos momentos mais agônicos de seu único longa metragem, o surpeendente THE FIRST POWER: um fascinante filme de horror místico.

 Para conhecer esta "gema", basta garimpar os melhores sebos de São Paulo. Eu encontrei uma cópia em ótimo estado do vídeo lançado no Brasil pela Mundial Filmes, no sebo Aliança da Brigadeiro Luís Antônio, hà míseros R$ 03,00 (três reais).

 Sem nenhum favor ou exagero foram os três reais mais bem gastos nos meus dias mais recentes. Fiz questão de rever o filme uma segunda vez, na seqüencia, para poder confirmar a impressão imediata de ter "detectado" uma pequena obra prima absolutamente desconhecida.

O PRIMEIRO PODER
First Power, The (1990)
escrito e dirigido por Robert Resnikoff

 Resnikoff dirigiu apenas outro filme em 1988, o elogiadíssimo curta metragem, "Jogger".

Elenco: Lou Diamond Phillips, Tracy Griffith, Jeff Kober e David Gale.

Sinopse: um maníaco mascarado mata suas vítimas enfiando uma uma estrela de cinco pontas de ferro no peito. Um policial recebe o telefonema de uma médium com informações que irão permitir prender o maníaco mas com o conselho que deixar o assassino não ser condenado à morte. O conselho não é atendido, o maníaco é condenado à morte e os assassinatos continuam mesmo depois dele morto. O policial se une à médium na tentativa de eliminar o imortal assassino.

Outros comentários
 O site www.horrordrome.com (italiano) diz: "Um filme com muita ação e pouco horror. Um trama rica de mistério e reviravoltas com uma ótima ambientação. Um dos melhores filmes no seu gênero."



 Escrito por Carlos Reichenbach às 22h18
[] [envie esta mensagem]


 
   GAROTAS IN THE WORD

GAROTAS DO ABC EM MONTREAL

 Parece mentira, mas o diretor do filme não conseguiu pegar o avião que o levaria até o Festival dos Cinemas do Mundo de Monreal. O furacão Frances que assolou Miami fez todas as companhias aéreas que fazem escala nesta cidade suspenderem seus vôos por quase três dias seguidos. Por esta razão todos os demais vôos para os Estados Unidos e Canadá ocasionaram "overbooks" de cem ou mais passageiros.

 A receptividade ao filme brasileiro pelos canadenses acabou sendo testemunhada pelo cineasta e montador Milton do Prado e pela musa Naná Hertz. Seguem os relatos:

Carlão,

ainda estou sem internet em casa, mas resolvi escrever logo
sobre a sess
ã
o do Garotas aqui em Montreal.

Fui na sessao do sabado a noite, no Eaton Center. N
ã
o estava
exatamente lotado, acho que tinha metade da sala (tinha umas
100 pessoas, talvez). Mas o que mais me impressionou foi a
reac
ã
o das pessoas. Sinceramente, achei que os canadenses
nao iriam embarcar muito na hist
ória, nas referê
ncias, nas
piadas etc.

Ledo engano! O pessoal curtiu, riu pra caralho
(principalmente nas cenas da Sofia) e, acho eu, embarcou na
historia. A piada final do Bruce Lee
 é
matadora, mesmo. Acho
que tinha muita gente na sess
ã
o realmente interessada na
quest
ã
o racial paradoxal - mulata namora neonazista -, em
como isso foi tratado e como isso pode acontecer. Como acho
dif
í
cil um gringo entender esse tipo de coisa, isso deve ter
sido um atrativo a mais.

Enfim, desculpe a brevidade, mas achei melhor nao demorar
mais, pois n
ã
o sei quando estarei com internet em casa.
Uma amiga foi na sessão da segunda, à
s 12hs, e
disse que estava cheio. Ela gostou do filme, achou diferente
do que tem visto de cinema brasileiro (acho que foi um
elogio).

Abração,

MILTON DO PRADO

Oi Carlão,
 
Fui ver o filme na sessão de segunda, no Cinéma Parisien. Como disse o Milton, o fato da sessão estar lotada teria me surpreendido se não fosse o fato de eu ter lido no jornal de domingo (o 24 Heures, um jornal comunitário grátis bacaníssimo que eu pego quando vou no YMCA) uma reportagem sobre o FFM, que dava grande enfoque à expectativa dos canadenses sobre os filmes latinos em geral, e brasileiros em particular. Infelizmente não mencionava o Garotas, especificamente - os caras são mente aberta; mas dão preferência aos filmes que tenham a Fernanda Montenegro estrelando -, mas muitas pessoas responderam a perguntas de repórteres dizendo com todas as letras que tinham comprado ingressos para todos os filmes brasileiros da mostra. Aqui no Québec, é impressionante o respeito e o interesse que outras culturas suscitam.
 
Mas enfim, fui assistir ao filme com um amigo meu, que também é cineasta, o Kim NGuyen. O cara é um gênio e o primeiro filme dele, chamado Le Marais, foi faladíssimo. Achei interessante a idéia de assistir ao filme com um canadense que, a rigor, não entende nada de Brasil. O cara adorou o filme. Claro que eu não acho que ele tenha entendido os pormenores a 100%, mas ele riu horrores (concordo com o Miltão, as piadas são geniais), e depois do filme a gente esticou com um café no Starbucks, e aí deu pra eu fazer uma explicação, por alto, do que é o ABC, do operariado, do fato que esse filme é o primeiro de mais alguns, aquele papo que você imagina, sem omitir os fatos de como a gente se "conheceu". :)
 
O filme é fantástico, mas ainda não o vi um número de vezes suficiente pra fazer uma longa resenha sobre ele. Segunda-feira estou voltando pro Brasil, vejo o filme mais umas duas vezes e te escrevo com calma.
 
Beijo
Naná



 Escrito por Carlos Reichenbach às 21h59
[] [envie esta mensagem]


 
   SESSÕES DUPLAS DO COMODORO

- No mês de outubro, dia 06, a SESSÃO DUPLA DO COMODORO vai homenagear a MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA DE SÃO PAULO, exibindo dois filmes de enorme sucesso no evento, que nunca foram lançados comercialmente no Brasil. -

- E, dia 3 de novembro, "As Gemas do Extremo"

"o pior do melhor" / "o melhor do pior"

 A terceira edição das SESSÕES DUPLAS DO COMODORO vai exibir hoje dois filmes cultuados no mundo inteiro: O HOMEM DE PALHA (THE WICKER MAN) - o clássico filme de horror hedonista e celta, de Robin Hardy, de 1973, e ERASERHEAD - o filme de estréia de David Lynch, de 1976, nunca projetado comercialmente no Brasil.

 O HOMEM DE PALHA, será exibido com subtítulos em português e cópia impecável graças à amabilidade e autorização de Ernani Silva, diretor da distribuidora DARK SIDE.

 ERASERHEAD, será mostrado com legendas em francês (o filme tem poucos diálogos), por estímulo e gentileza do jornalista, ensaísta e cinéfilo Thiago Stivaletti.

O HOMEM DE PALHA (THE WICKER MAN) - 1973
de Robin Hardy
Inglaterra - Colorido
legendas em português
duração: 88 minutos

Sinopse
 Uma jovem garota desaparece misteriosamente. Investigando, o Sargento Howie (Edward Woodward) viaja para uma remota ilha escocesa onde conhece o estranho Lord Summerisle (Christopher Lee) um líder religioso da pequena comunidade. Ele descobre uma comunidade secreta que realiza bizarros rituais pagãos.

Equipe técnica
dirigido por Robin Hardy
produzido por Peter Snell
escrito por Anthony Shaffer
fotografia de Harry Waxman
montagem de Eric Boyd-Perkins
música original de Paul Giovanni
uma produção ABRAXAS FILM RELEASE para a DYNAMITE ENTERTAINMENT

elenco
EDWARD WOODWARD, BRITT EKLAND, DIANE CILENTO, INGRID PITT e CHRISTOPHER LEE no papel de LORD SUMMERISLE

- o filme pode ser adquirido em DVD, no site da Works DVD, no endereço da CORREIOS NET SHOPPING:

http://shopping.correios.com.br/

(ERASERHEAD) - 1976
de David Lynch
EUA - em preto e branco
legendas em francês (o filme possui pouquíssimos diálogos)
Duração: 89 minutos

Sinopse:
 Henry Spencer é um homem solitário que trabalha numa gráfica e mora numa zona sombria e industrial da cidade. Um dia ele é convidado para jantar na casa de Maria, que ele não via há muito tempo e que julga ser sua namorada. Após conhecer a estranha família da moça descobre que ela está grávida de um filho dele. A criança nasce disforme e Henry descobre que o filho é um mutante. Quando Mary vai embora e ele fica sozinho com a criança, a vida de Henry vira um inferno absoluto.

Equipe Técnica
argumento, roteiro, cenários, efeitos especiais, montagem, produção e direção de David Lynch
companhia de produção: American film Institute for Advanced Studies
música: "Lady in the Radiator", composta e cantada por Peter Ivers - solo de órgão: Fats Waller
diretores de fotografia:  Frederick Elmes e Herbert Cardwell
locações: The American Film Institute em Beverly Hills

Elenco
John "Jack" Nance (Henry Spencer), Charlotte Stewart (Mary X), Allen Joseph (Bill X), Jeanne Bates (Mrs X) e Jack Fisk (o homem do outro planeta).

Opiniões sobre o filme
"Seminal american surrealism"
"Greatly disturbing and sureal masterpiece Eraserhead"
"Wonderful nightmare!"
"Quintessential Lynch."
"O mais original dos filme de horror, em anos." - NEWSWEEK

AGRADECIMENTOS À THIAGO STIVALETTI



 Escrito por Carlos Reichenbach às 15h20
[] [envie esta mensagem]


 
      
 
 

HISTÓRICO
 24/01/2010 a 30/01/2010
 25/01/2009 a 31/01/2009
 22/07/2007 a 28/07/2007
 22/01/2006 a 28/01/2006
 30/01/2005 a 05/02/2005
 23/01/2005 a 29/01/2005
 16/01/2005 a 22/01/2005
 09/01/2005 a 15/01/2005
 02/01/2005 a 08/01/2005
 26/12/2004 a 01/01/2005
 19/12/2004 a 25/12/2004
 12/12/2004 a 18/12/2004
 05/12/2004 a 11/12/2004
 28/11/2004 a 04/12/2004
 21/11/2004 a 27/11/2004
 14/11/2004 a 20/11/2004
 07/11/2004 a 13/11/2004
 31/10/2004 a 06/11/2004
 24/10/2004 a 30/10/2004
 10/10/2004 a 16/10/2004
 03/10/2004 a 09/10/2004
 26/09/2004 a 02/10/2004
 19/09/2004 a 25/09/2004
 12/09/2004 a 18/09/2004
 05/09/2004 a 11/09/2004
 29/08/2004 a 04/09/2004
 22/08/2004 a 28/08/2004
 15/08/2004 a 21/08/2004
 08/08/2004 a 14/08/2004
 01/08/2004 a 07/08/2004
 25/07/2004 a 31/07/2004
 18/07/2004 a 24/07/2004
 11/07/2004 a 17/07/2004
 04/07/2004 a 10/07/2004
 27/06/2004 a 03/07/2004
 20/06/2004 a 26/06/2004
 13/06/2004 a 19/06/2004
 06/06/2004 a 12/06/2004
 30/05/2004 a 05/06/2004
 23/05/2004 a 29/05/2004
 16/05/2004 a 22/05/2004
 09/05/2004 a 15/05/2004
 25/04/2004 a 01/05/2004
 18/04/2004 a 24/04/2004
 11/04/2004 a 17/04/2004
 04/04/2004 a 10/04/2004
 28/03/2004 a 03/04/2004
 21/03/2004 a 27/03/2004
 14/03/2004 a 20/03/2004
 07/03/2004 a 13/03/2004
 29/02/2004 a 06/03/2004
 22/02/2004 a 28/02/2004
 15/02/2004 a 21/02/2004



OUTROS SITES
 NOVO ENDEREÇO DO REDUTO DO COMODORO
 OLHOS LIVRES - o site de Carlos Reichenbach
 CARTAS DO REICHENBOMBER - Arquivo
 DEZENOVE SOM E IMAGENS
 OS BLOGS QUE CONCORREM AO QUEPE DO COMODORO
 ALTA FIDELIDADE
 ANOTAÇÕES DE UM CINÉFILO
 ARKADIN - CINEMA, PRA COMEÇO DE CONVERSA
 ARTE GRÁFICA (ou ANJO EXTERMINADOR)
 BAÚ DE FILMES
 CAIXA PRETA
 CELULÓIDE CORTADO
 CHIP HAZARD
 CINECASULOFILIA
 CINE ESTRANHO
 CINEFILIA
 CINÉFILOS DO TERCEIRO MUNDO
 CINÉFILOS OFF-LINE
 CINÉFILOS ON LINE
 CINEMA CUSPIDO E ESCARRADO
 CINE MAJESTIC
 CINEMATÓRIO
 CINENETCOM
 CURRAL CINE - BLOG DA VAQUINHA EUGÊNIA
 DIÁRIO DE BORDO
 DIÁRIO DE UM CINÉFILO
 DR. IGOR - NEWS ASSOCIADOS
 EM CARTAZ
 ERA UMA VEZ NA PARAÍBA
 FILMES DO CHICO
 FILMES GLS OU QUASE
 FREE AS A WEIRD
 FULERUS FILMES
 HATTORI HANZO
 IMPRESSÕES CINÉFILAS
 IMPÉRIO CINÉFILO
 LIMÃO MATUTINO - SEGUNDA SAFRA
 LOS OLVIDADOS
 MATA HARI & 007
 MELODIA DO OLHAR
 MONDO PAURA
 NUVEM DE PÓLVORA
 OS INTOCÁVEIS
 PAGODA REBORN
 PICILONE
 PSEUDOCINÉFILOS
 QUALQUER COISA QUE POSSA ME INTERESSAR ...
 QUARTO DO CHIKO
 RD - B SIDE
 REPETE QUE EU NÃO OUVI DIREITO
 SALA PROIBIDA
 SETARO´S BLOG
 THE BRIDGE
 TRÊS CINÉFILOS EM CONFLITO
 VERDADES E MENTIRAS EM 24 FOTOGRAMAS
 CONTRACAMPO
 CINEMASCOPIO
 CINE IMPERFEITO
 FILMESCÓPIO
 CRÍTICOS.COM
 CINEMA MARGINAL
 STONE AGE SCANNERS
 SALVE O VHS
 BLOG DO TAS
 VGI - Vivian Golombek
 O SIGNO DO DRAGÃO
 ALMANAQUE ROSÁRIO CAETANO
 DIONISÍACAS - O Blog do Dionísio Neto
 CINEMINHA
 CINEFILIA
 MULHERES DO CINEMA BRASILEIRO
 CINEMA EM FOCO - o cinema em Brasília
 DICK DANELLO - o site
 BLOG DO CINEMA BRASILEIRO
 DOINEL, O CINÉFILO DE DOIS CÓRREGOS
 SURREALISMO / DE CINEMA
 REATOR - Revista de Cultura
 AGULHA - REVISTA DE CULTURA
 FAKERKAKIR - Site de Ficção e Jornalismo
 REVISTA ETCETERA
 O CISCO TORNITRUANTE
 DOUTOR DALTON - um Blog surpreendente
 A MATÉRIA DO SONHO
 OLIGOFRIENDS
 JOSÉ GERALDO MARTINS
 NOTÍCIAS DO ZOO
 DEDOS DAS MOÇAS
 AS PERDIDAS
 BURBURINHO - o pensamento vivo de Nemo Nox
 OMBUDSMANS DE X-SALADA - é à sério
 MALDITOS FILMES BRASILEIROS
 JAPAN ACTION - site brasileiro
 POST DEAD - o Blog do Villa da 89FM
 MAGNUS OPUS COLLECTION
 CABINE - Revista Virtual
 SOMBRAS ELÉTRICAS
 MEIA ENTRADA
 FOTOLOG DO VEBIS JUNIOR
 ACRE INFUSO - O Blog-roteiro
 BOCA DO INFERNO
 APLAUSO - Revista de Cultura
 TODOS JORNAIS DO PAÍS
 JORNAL DOS OLHOS LIVRES
 O CRÍTICO DE CINEMA
 CINEMA NO DIVÃ
 CINE ART
 MOVIES AND MORE
 CINEMA E ETC
 WIDESCREEN
 OS CINÉFILOS
 7ARTE
 SPOILER
 CINELIGADO
 CINÉFILOS
 NOS BASTIDORES DA NOTÍCIA
 EU ASSISTI
 CINEMA & LITERATURA
 IMAGEM EM MOVIMENTO
 PORTAL CINE
 CINELÂNDIA
 CINEMA TURBINADO
 CINE VÍDEO EDUCAR
 CINEMA COM RAPADURA
 KINEMAIL
 POPPY CORN
 BLOG DA LAURA BEATRIZ
 O CAIXOTE - REVISTA
 VIVER E MORRER NO CINEMA
 BLAXPLOITATION
 EROTIKILL
 O ESCURINHO NO CINEMA
 CINEMANÍACO
 PINK FREUD
 SCORETRACK NETWORK - MÚSICA E CINEMA
 ROTEIROS ON LINE
 NÃO
 VÍDEO CLUBE CINE SERIADO - Compra de filmes raros
 CINE TV NOSTALGIA - Compra de filmes raros
 PUTRESCINE - Compra de filmes raros
 REVISTA BALA
 DICACINE
 MOÇO DE FAMÍLIA - Contos, crônicas e ensaios
 PLANO A PLANO
 CINEMA LIDO
 FILMES BRASILEIROS QUE POSSUAM O ESPORTE COMO TEMA
 DROPS MAGAZINE - CINEMA
 A REBELDIA, O SONHO E O CINEMA
 MONSTRO NA GARAGEM
 CINETRIX
 O OLHO DE HOCHELAGA


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!