REDUTO DO COMODORO - o Blog de CARLOS REICHENBACH - comodoro@olhoslivres.com
    

SESSÃO DUPLA DO COMODORO

 Quarta-feira, dia 04 de agosto, volta a acontecer a SESSÃO DUPLA DO COMODORO, exibindo mais dois filmes inéditos comercialmente no Brasil e em versão original, com legendas em inglês.

 As sessões são gratuitas e as senhas devem ser retiradas até meia-hora antes da projeção.

 Os filmes do mês de agosto serão:

INCUBUS, de Leslie Stevens (Estados Unidos – falado em esperanto)

AUDITION (A ENTREVISTA), de Miiki Takashi (Japão)

(ambos com legendas em inglês)


SERVIÇO

SESSÃO DUPLA DO  COMODORO – com as exibições dos filmes “INCUBUS” e “AUDITION” – ambos com legendas em inglês

Local: CineSesc (rua Augusta, 2.075)

Dia 04 de Agosto – Quarta-feira – 21.30

Sessão gratuita – As senhas deverão ser retiradas meia-hora antes da sessão.


INFORMAÇÕES SOBRE OS FILMES

INCUBUS

Escrito e dirigido por Leslie Stevens

Produzido por Anthony M. Taylor

Diretor de fotografia: Conrad Hall

Editor:  Richard Brockway

Música:  Dominic Frontiere 

falado em esperanto, com legendas em inglês

tempo: 76 mins

ano de produção: 1965

ano da restauração digital: 2001

elenco: William Shatner,  Allyson Ames, Eloise Hardt, Robert Fortier, Ann Atmar e Milos Milos.



 Escrito por Carlos Reichenbach às 12h55
[] [envie esta mensagem]


 
  

SINOPSE: Numa estranha ilha habitada por espíritos e demônios, um homem luta contra as forças do mal. Um jovem demônio, encarnado na figura de uma mulher nova e bonita, sente-se apaixonado por um honrado soldado. A irmã mais velha da jovem, também um demônio, ultrajada pela relação abjeta, convoca as forças do poder maligno do irmão primogênito, um demônio ainda mais feroz, que irá brutalizar a irmã do soldado.

"Le plus grand film fantastique depuis NOSFERATU" - Julien Green

"A strikingly unique and beautifully creepy film." --Bret Fetzer

"It's a metaphysical witchcraft picture. " - Entertainment Weekly

"Incubus has the feel of experimental cinema, but with few of the rough-around-the-edges lapses associated with that sort of movie; it's innovative, moody, and expertly photographed Conrad Hall." Fangoria

 "INCUBUS" é o terceiro longa metragem de um dos diretores mais inventivos do cinema americano da década de 60, Leslie Stevens, autor dos excepcionais PROPRIEDADE PRIVADA (Private Property - 1960),  A TERRA QUE AMAMOS (Hero's Island - 1962) e do notável seriado para televisão QUINTA DIMENSÃO (The Outer Limits - 1963). Stevens foi um dos discípulos mais talentosos da  Mercury Players, de Orson Welles. INCUBUS é um dos sete únicos filmes rodados (e falados) em esperanto que existem no mundo.

 Assim que foi apresentado no Festival de Veneza, com inesperado sucesso, o filme foi tirado de circulação pelo diretor Leslie Stevens, traumatizado com a série de infortúnios que acompanharam a conclusão do filme: a atriz Ann Atmar (que interpreta a irmã do soldado e é brutalizada pelo demônio) se suicida; Milo Milo (o ator iugoslavo que interpreta o demônio) mata a mulher do ator Mickey Rooney,  Barbara Ann Thompson Rooney (de quem era amante) e se suicida em seguida; poucos dias depois, a esposa do próprio Stevens morre estupidamente de uma doença misteriosa. Stevens abandona o cinema de longa metragem e enfurna-se na televisão. Aos poucos, começa a se dedicar a produzir e dirigir somente filmes para crianças e para tv. No final da vida ainda ensaiou voltar ao longa metragem com uma comédia adolescente. Para aumentar o mistério que acompanhou a finalização de INCUBUS, todo o seu negativo e cópias processadas nos laboratórios americanos sumiram, como por encanto, e nunca foram encontradas. Foram inúmeras as versões para o desaparecimento do filme, uma delas a de que o próprio Stevens teria pagado a um funcionário do laboratório para sumir com todo o material. Outros afirmam categoricamente que o filme sumiu nos porões da UCLA.

 O produtor Anthony M. Taylor ficou sabendo, vinte anos mais tarde, que uma cópia, legendada em francês havia sido localizada na Cinemateca Francesa,. Conseguiu restituí-la, mas esperou Leslie Stevens autorizar a sua restauração digital. Stevens morreu em abril de 1998 e Taylor pode finalmente realizar todo o precioso trabalho de restauração digital do filme (a partir da cópia francesa - por isso a legendagem em inglês aparece em cima de uma tarja preta que, obviamente, esconde as legendas em francês) que foi acompanhado de perto pelo genial diretor de fotografia William A. Fraker, na época da filmagem, assistente do mítico Conrad Hall.

 William A. Fraker conta que Leslie Stevens instruiu obsessivamente Conrad Hall a buscar os tons cinza-chumbo dos filmes de samurai japoneses, e que foram os filmes de Massaki Kobayashi (e não os de Bergman), a maior fonte de inspiração do jovem diretor.



 Escrito por Carlos Reichenbach às 12h52
[] [envie esta mensagem]


 
  

AUDITION

diretor: Takashi Miike

tempo: 115 mins

ano de produção: 1999

elenco: Renji Ishibashi, Ryo Ishibashi, Jun Kunimura e Miyuki Matsuda

Premiado no FANTASPORTO (melhor filme e diretor), ROTTERDAM (Fipreci Prize)

"Takashi Miiki's disturbing "Audition" is a true art film, very unlike the typical horror movie. In fact, no clear act of horror is depicted until after 70 minutes." - The Washington Diplomat

Sinopse - Executivo de uma estação de televisão fica viúvo muito cedo e é convencido - quase obrigado - pelo melhor amigo e pelo filho adolescente a procurar uma nova esposa. Para tanto, o amigo promove um falso concurso na televisão, na tentativa de encontrar a mulher perfeita para o tímido amigo. Através dessa falsa "audiência" surge uma linda mulher, aparentemente meiga e submissa; logo, a pretendente perfeita. Os dois começam a se relacionar afetiva e fisicamente e a mulher ideal vai aos poucos revelando a sua face mais sombria.

 Miiki Takeshi já foi definido como "o mais bizarro e fascinante diretor de filmes de gênero do cinema contemporâneo", e AUDITION como a mais traumática experiência de impacto junto às platéias de cinema desde PSICOSE, de Alfred Hitchcock. O livro de Tom Mes, "Agitator - The Cinema of Takashi Miike", da Fab Press, lançado muito recentemente, sobre a obra do incansável jovem diretor japonês (que faz uma média de três longas metragens por ano) já está em segunda edição, quase esgotada. Miiki Takeshi é um dos diretores da nova safra, mais cultuados no mundo inteiro. Conforme o IMDB, Miiki Takeshi já realizou, de 1991 até hoje, entre filmes para cinema, televisão e vídeo, 60 produções como diretor. O excelente ator protagonista Renji Ishibashi, que interpreta o viúvo, tem atuado também em inúmeras produções americanas do gênero "ação extrema", como "American Yakuza II".

 Reproduzo abaixo o impacto que a descoberta de AUDITION me provocou, no Festival de Rotterdam de 2.000, onde compareci por ocasião da exibição de "Dois Córregos". Na época, eu escrevia semanalmente uma coluna chamada "Cartas do Reichenbomber", no site de cinema do provedor ZAZ (hoje TERRA).

"Dia seguinte, lá fui eu enfrentar a mesma fila do dia anterior para descolar um lugar no filme do tal japonês. O nome, AUDITION, e as fotos do catálogo não diziam nada. A sala apinhada, o apresentador chama o cineasta. Surge um garotão com os cabelos tingidos de ruivo. Começa o filme. Um viúvo de quarenta anos, que trabalha numa estação de televisão independente, tenta sobreviver com dignidade e sustentar seu filho adolescente, com quem tem um entendimento quase fraterno. O filho e os amigos tentam convencê-lo a se casar de novo, ele reluta. Após quase dezesseis anos ainda não esqueceu a esposa. O melhor amigo resolve ajudá-lo a encontrar uma mulher à altura da falecida.

 Forjam uma série de televisão e a escolha de uma protagonista inexperiente. Inicia-se a tal audição do título. Mais de vinte mulheres são testadas. A mais tímida de todas, mas fascinante em sua beleza incomum, chama a atenção do viúvo. O herói vai lentamente iniciando a corte à misteriosa jovem. É inacreditável, mas o que se vê na tela, lembra, e muito, o estilo quase litúrgico de Kieslovski. Difícil não lembrar de NÃO AMARÁS: a mesma tranqüilidade na forma de filmar, a textura da luz, a delicadeza de encenação, a economia de movimentos, os closes reveladores, os olhares que dialogam ... O tal Miike sabe filmar com o pé nas costas e com o essencial de condições ... E, de repente, o mundo desaba ... No meio do filme, começa um outro filme ... Kieslovski se transfigura, de um momento para o outro, em Dario Argento, quando não em Lúcio Fulci ...

 É ver para crer ... a mesma platéia que estava enternecida pelo romance ansiosamente aguardado, agora geme de horror na poltrona ... em uma das cenas menos atordoantes a linda heroína decepa o pé do viúvo com fio de aço ... na tela, detalhes esdrúxulos de dentes trincando, sangue esguichando pelo quimono da amante ensandecida, ossos estilhaçados ... o público grita com agonia na sala apinhada, mas não arreda o pé das imagens nauseantes ... Miiki é um sádico de respeito. Faz a platéia respirar aliviada quando tudo parecia ser apenas um sonho ruim ... mas termina revelando que o pesadelo estava apenas começando... " - Carlos Reichenbach— Cinema/TERRA



 Escrito por Carlos Reichenbach às 12h39
[] [envie esta mensagem]


 
   GRAFITE

O MAGNÍFICO TÉRREO  JORGE LOREDO

 A revista eletrônica de cinema CONTRACAMPO publicou uma entrevista (sem nenhum confete)antológica com o mítico ator/personagem Jorge Loredo. Ator fetiche de Rogério Sganzerla, advogado trabalhista dos mais cortejados do Rio de Janeiro e criador do histórico personagem Zé Bonitinho, Loredo foi sabatinado por Estevão Garcia, Luís Alberto Rocha Melo e Remier Lion.

 Pela excelência desta página, a CONTRACAMPO desponta como a favorita absoluta para o troféu QUEPE DO COMODORO, de melhor site de cinema de 2004.

 É ler para crer:

http://www.contracampo.he.com.br/62/entrevistaloredo.htm

 


O CINEMA MODERNO CONFORME INÁCIO ARAÚJO

 

Começa nos dias 5 e 6 de agosto módulo dedicado ao cinema moderno e contemporâneo do curso Cinema - História e Linguagem, ministrado pelo sexto ano consecutivo por Inácio Araujo, crítico de cinema da Folha. O curso, que dura um semestre, tem uma turma às quintas, das 19h30 às 23h, e às sextas, de 9h30 às 13h. Cada turma tem 35 vagas, e as mensalidades custam R$ 175. As inscrições podem ser feitas na r. Aureliano Coutinho, 278, conj. 32, Higienópolis, SP, ou pelo telefone (11) 3825-8141.


Novidade

SITE BRASILEIRO DEDICADO AO CINEMA ORIENTAL

http://www.japanaction.cjb.net/

Seijun Suzuki, Takeshi Kitano, Kiyoshi Kurosawa, Miiki Takashi, Ryuhei Kitamura, Takashi Koizumi, Sui Shiomi (a deusa do kung-fu), Taka Ichise e muitos outros (as) ases do cinema oriental estão no site JAPAN ACTION, que acaba de entrar na lista dos preferidos do Comodoro.


RETORNO

AVISO URGENTE AO MOACYR LUZ

 SÉRGIO SÁ LEITÃO, Coordenador da Assessoria
do Ministro da Cultura, quer saber com urgência o que o MINC pode fazer por Hélio Delmiro.

 Quem tiver contato com Moacyr Luz, favor avisá-lo.

 Se ele não tiver o e-mail do Sérgio Sá Leitão, peça para entrar em contato com o e-mail do Blog:

comodoro@olhoslivres.com



 Escrito por Carlos Reichenbach às 18h44
[] [envie esta mensagem]


 
   CONVOCATÓRIA DE MOACYR LUZ

 Salve! Salve!
 
Hélio Delmiro
 
Amigos da música,
o nosso grande instrumentista está precisando de ajuda.
Sérios problemas pessoais fazem urgente essa convocação.
Por favor, compareçam e informem ao maior número possível de amigos
a data e o horário deste raríssimo show.
 
 
 
Teatro João Caetano
 dia 03 de agosto às 21h 
 ingressos R$ 20,00
informações: TRio de Janeiro Produções - 21.22151930/1899
 
Moacyr Luz, Guinga, Macalé e Zé Renato
Wagner Tiso e Victor Biglione
Fátima Guedes e Marco Pereira
Yamandú Costa
Leila Pinheiro
Cristovão Bastos e João Lyra
Nana Caymmi
Quarteto Maogani
Trio Madeira Brasil
Aldir Blanc, Wilson das Neves e Paulão Sete Cordas


 Escrito por Carlos Reichenbach às 02h23
[] [envie esta mensagem]


 
      
 
 

HISTÓRICO
 24/01/2010 a 30/01/2010
 25/01/2009 a 31/01/2009
 22/07/2007 a 28/07/2007
 22/01/2006 a 28/01/2006
 30/01/2005 a 05/02/2005
 23/01/2005 a 29/01/2005
 16/01/2005 a 22/01/2005
 09/01/2005 a 15/01/2005
 02/01/2005 a 08/01/2005
 26/12/2004 a 01/01/2005
 19/12/2004 a 25/12/2004
 12/12/2004 a 18/12/2004
 05/12/2004 a 11/12/2004
 28/11/2004 a 04/12/2004
 21/11/2004 a 27/11/2004
 14/11/2004 a 20/11/2004
 07/11/2004 a 13/11/2004
 31/10/2004 a 06/11/2004
 24/10/2004 a 30/10/2004
 10/10/2004 a 16/10/2004
 03/10/2004 a 09/10/2004
 26/09/2004 a 02/10/2004
 19/09/2004 a 25/09/2004
 12/09/2004 a 18/09/2004
 05/09/2004 a 11/09/2004
 29/08/2004 a 04/09/2004
 22/08/2004 a 28/08/2004
 15/08/2004 a 21/08/2004
 08/08/2004 a 14/08/2004
 01/08/2004 a 07/08/2004
 25/07/2004 a 31/07/2004
 18/07/2004 a 24/07/2004
 11/07/2004 a 17/07/2004
 04/07/2004 a 10/07/2004
 27/06/2004 a 03/07/2004
 20/06/2004 a 26/06/2004
 13/06/2004 a 19/06/2004
 06/06/2004 a 12/06/2004
 30/05/2004 a 05/06/2004
 23/05/2004 a 29/05/2004
 16/05/2004 a 22/05/2004
 09/05/2004 a 15/05/2004
 25/04/2004 a 01/05/2004
 18/04/2004 a 24/04/2004
 11/04/2004 a 17/04/2004
 04/04/2004 a 10/04/2004
 28/03/2004 a 03/04/2004
 21/03/2004 a 27/03/2004
 14/03/2004 a 20/03/2004
 07/03/2004 a 13/03/2004
 29/02/2004 a 06/03/2004
 22/02/2004 a 28/02/2004
 15/02/2004 a 21/02/2004



OUTROS SITES
 NOVO ENDEREÇO DO REDUTO DO COMODORO
 OLHOS LIVRES - o site de Carlos Reichenbach
 CARTAS DO REICHENBOMBER - Arquivo
 DEZENOVE SOM E IMAGENS
 OS BLOGS QUE CONCORREM AO QUEPE DO COMODORO
 ALTA FIDELIDADE
 ANOTAÇÕES DE UM CINÉFILO
 ARKADIN - CINEMA, PRA COMEÇO DE CONVERSA
 ARTE GRÁFICA (ou ANJO EXTERMINADOR)
 BAÚ DE FILMES
 CAIXA PRETA
 CELULÓIDE CORTADO
 CHIP HAZARD
 CINECASULOFILIA
 CINE ESTRANHO
 CINEFILIA
 CINÉFILOS DO TERCEIRO MUNDO
 CINÉFILOS OFF-LINE
 CINÉFILOS ON LINE
 CINEMA CUSPIDO E ESCARRADO
 CINE MAJESTIC
 CINEMATÓRIO
 CINENETCOM
 CURRAL CINE - BLOG DA VAQUINHA EUGÊNIA
 DIÁRIO DE BORDO
 DIÁRIO DE UM CINÉFILO
 DR. IGOR - NEWS ASSOCIADOS
 EM CARTAZ
 ERA UMA VEZ NA PARAÍBA
 FILMES DO CHICO
 FILMES GLS OU QUASE
 FREE AS A WEIRD
 FULERUS FILMES
 HATTORI HANZO
 IMPRESSÕES CINÉFILAS
 IMPÉRIO CINÉFILO
 LIMÃO MATUTINO - SEGUNDA SAFRA
 LOS OLVIDADOS
 MATA HARI & 007
 MELODIA DO OLHAR
 MONDO PAURA
 NUVEM DE PÓLVORA
 OS INTOCÁVEIS
 PAGODA REBORN
 PICILONE
 PSEUDOCINÉFILOS
 QUALQUER COISA QUE POSSA ME INTERESSAR ...
 QUARTO DO CHIKO
 RD - B SIDE
 REPETE QUE EU NÃO OUVI DIREITO
 SALA PROIBIDA
 SETARO´S BLOG
 THE BRIDGE
 TRÊS CINÉFILOS EM CONFLITO
 VERDADES E MENTIRAS EM 24 FOTOGRAMAS
 CONTRACAMPO
 CINEMASCOPIO
 CINE IMPERFEITO
 FILMESCÓPIO
 CRÍTICOS.COM
 CINEMA MARGINAL
 STONE AGE SCANNERS
 SALVE O VHS
 BLOG DO TAS
 VGI - Vivian Golombek
 O SIGNO DO DRAGÃO
 ALMANAQUE ROSÁRIO CAETANO
 DIONISÍACAS - O Blog do Dionísio Neto
 CINEMINHA
 CINEFILIA
 MULHERES DO CINEMA BRASILEIRO
 CINEMA EM FOCO - o cinema em Brasília
 DICK DANELLO - o site
 BLOG DO CINEMA BRASILEIRO
 DOINEL, O CINÉFILO DE DOIS CÓRREGOS
 SURREALISMO / DE CINEMA
 REATOR - Revista de Cultura
 AGULHA - REVISTA DE CULTURA
 FAKERKAKIR - Site de Ficção e Jornalismo
 REVISTA ETCETERA
 O CISCO TORNITRUANTE
 DOUTOR DALTON - um Blog surpreendente
 A MATÉRIA DO SONHO
 OLIGOFRIENDS
 JOSÉ GERALDO MARTINS
 NOTÍCIAS DO ZOO
 DEDOS DAS MOÇAS
 AS PERDIDAS
 BURBURINHO - o pensamento vivo de Nemo Nox
 OMBUDSMANS DE X-SALADA - é à sério
 MALDITOS FILMES BRASILEIROS
 JAPAN ACTION - site brasileiro
 POST DEAD - o Blog do Villa da 89FM
 MAGNUS OPUS COLLECTION
 CABINE - Revista Virtual
 SOMBRAS ELÉTRICAS
 MEIA ENTRADA
 FOTOLOG DO VEBIS JUNIOR
 ACRE INFUSO - O Blog-roteiro
 BOCA DO INFERNO
 APLAUSO - Revista de Cultura
 TODOS JORNAIS DO PAÍS
 JORNAL DOS OLHOS LIVRES
 O CRÍTICO DE CINEMA
 CINEMA NO DIVÃ
 CINE ART
 MOVIES AND MORE
 CINEMA E ETC
 WIDESCREEN
 OS CINÉFILOS
 7ARTE
 SPOILER
 CINELIGADO
 CINÉFILOS
 NOS BASTIDORES DA NOTÍCIA
 EU ASSISTI
 CINEMA & LITERATURA
 IMAGEM EM MOVIMENTO
 PORTAL CINE
 CINELÂNDIA
 CINEMA TURBINADO
 CINE VÍDEO EDUCAR
 CINEMA COM RAPADURA
 KINEMAIL
 POPPY CORN
 BLOG DA LAURA BEATRIZ
 O CAIXOTE - REVISTA
 VIVER E MORRER NO CINEMA
 BLAXPLOITATION
 EROTIKILL
 O ESCURINHO NO CINEMA
 CINEMANÍACO
 PINK FREUD
 SCORETRACK NETWORK - MÚSICA E CINEMA
 ROTEIROS ON LINE
 NÃO
 VÍDEO CLUBE CINE SERIADO - Compra de filmes raros
 CINE TV NOSTALGIA - Compra de filmes raros
 PUTRESCINE - Compra de filmes raros
 REVISTA BALA
 DICACINE
 MOÇO DE FAMÍLIA - Contos, crônicas e ensaios
 PLANO A PLANO
 CINEMA LIDO
 FILMES BRASILEIROS QUE POSSUAM O ESPORTE COMO TEMA
 DROPS MAGAZINE - CINEMA
 A REBELDIA, O SONHO E O CINEMA
 MONSTRO NA GARAGEM
 CINETRIX
 O OLHO DE HOCHELAGA


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!