REDUTO DO COMODORO - o Blog de CARLOS REICHENBACH - comodoro@olhoslivres.com
   QUEPES DO MES DE MAIO

TROFÉU QUEPE DO COMODORO

EDIÇÃO 2 - MAIO DE 2004

ADILSON MARCELINO


 Adilson Marcelino, jornalista, independente e voluntáriamente, manteve durante 8 meses, de 31 de julho de 2003 até 17 de março de 2004, o fotolog chamado MULHERES DO CINEMA BRASILEIRO, onde foram homenageadas 164 atrizes, das mais diferentes épocas e gêneros. Durante nove anos, Adilson Marcelino trabalhou com cinema e desenvolveu projetos com o cinema brasileiro através de curadoria de mostras, coluna de jornal, programa de rádio e assessoria para lançamento de vários filmes nacionais da década de 90. Finalmente, Marcelino conseguiu - recentemente - colocar em atividade um site inteiramente voltado ao mapeamento das atrizes brasileiras no Cinema Nacional:
http://www.mulheresdocinemabrasileiro.com/equipe.htm

ARAMIS TRINDADE


 Aramis Trindade é o maior "larápio de cenas alheias" do cinema nacional. Um talento descomunal que não se intimida diante do patético e/ou da experimetação. No singelo "Onde Anda Você", de Sergio Resende, Trindade faz "barba e cabelo" no ótimo veterano Juca de Oliveira, e crava na antologia de cenas memoráveis do cinema nativo, a imagem de sua despedida.


ÍTALO CAJUEIRO e J. BORGES


 Ítalo Cajueiro (cineasta) e J. Borges (poeta de cordel e xilogravurista), são os autores de A MOÇA QUE DANÇOU DEPOIS DE MORTA, extraordinário curta metragem que subverte todos os nossos preconceitos arraigados a respeito da chamada "cultura popular", que foi ovacionado por três mil pessoas no recente Festival de Recife (CINE PE 2004), mas não ganhou todos os premios que merecia.  A MOÇA QUE DANÇOU DEPOIS DE MORTA é resultado da tese de mestrado "Tradução do cordel para o audiovisual", desenvolvida por Ítalo Cajueiro para a Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB). A partir da animação de 50 gravuras em madeira (transpostas para o computador) de J. Borges - ‘‘Uma para cada estrofe’’. Registrado com as incorreções das ranhuras na transferência da madeira para o papel e outras ‘‘imperfeições típicas do cordel’’, o curta tem dez minutos de duração. Destaque especial para a trilha sonora do filme que mescla com ousadia (e extrema beleza), o canto de cordel com orquestração quase erudita.

OBSERVAÇÃO

 Estas três indicações já estão fazendo parte da relação de selecionados para a premiação anual do troféu QUEPE DO COMODORO.

 QUEPES DO COMODORO - OS MELHORES DO ANO


 Serão outorgados, anualmente, prêmios na seguintes categorias:
MELHOR FILME DE LONGA METRAGEM
MELHOR FILME DE CURTA METRAGEM
MELHOR DIRETOR
MELHOR TÉCNICO
MELHOR ATOR
MELHOR ATRIZ
MELHOR CRÍTICO (A)
MELHOR PROGRAMADOR (A)
MELHOR SITE DE CINEMA
MELHOR BLOG DE CINEMA
PREMIO ESPECIAL DO JURI


 Para cada categoria, o editor do Blog "Reduto do Comodoro" e do site "Olhos Livres" irá indicar três nomes.

 Os premiados serão escolhidos por três personalidades do ramo artístico e cinematográfico, cabendo ao editor o voto de minerva no caso de empate entre concorrentes.

 Os prêmios serão entregues anualmente em cerimônia oficial com a exibição gratuita, para convidados do Blog e do site OLHOS LIVRES, de um filme raro e inédito, na noite de gala das futuras SESSÕES DUPLAS DO COMODORO.

 Atenção: já está quase cravada a data de 30 de Junho, quarta-feira, 21 horas, para a cerimônia inaugural das SESSÕES DUPLAS DO COMODORO.

 Entre os filmes escolhidos para a ocasião, um inédito - no Brasil - do cultuadíssimo Jesus Franco !!!!!!

 Não percam !!! Sessões exclusivas e gratúitas !!!



 Escrito por Carlos Reichenbach às 18h43
[] [envie esta mensagem]


 
   UTILIDADE PÚBLICA

SOS REVISTA DE CINEMA

 Geraldo Moraes, o Nicholas Ray brasileiro, está convocando a classe cinematográfica a se manifestar, urgente e publicamente, a favor da sobrevivência da única revista de cinema brasileira dedicada exclusivamente ao cinema nacional.

 Vebis, o Nucleo de Cinema Independente precisa engordar o abaixo-assinado incluso nesta nota!

 Segue a carta de Geraldo enviada ao Comodoro.

Amigos do cinema brasileiro,
como todos sabem, nossa Revista de Cinema está passando dificuldades enormes e depende do apoio da Rio Filme para voltar a circular. Em contato com Hermes e o apoio de Maria do Rosário, decidimos lançar imediatamente esse abaixo assinado para ser entregue a José Wilker quando ele voltar de Cannes. É importante colocar nas listas e colher a adesão de entidades e personalidades o quanto antes.
 Obrigado pela atenção de todos.
 Abraço do Geraldo Moraes

RIO FILME

Praca Floriano, 19
13o. Andar
20031 050 - Rio de Janeiro
Brazil
http://www.riofilme.com.br


 
Apoio à Revista de Cinema
 
A revista do cinema brasileiro não pode acabar
 A Revista de CINEMA se tornou, em seus quatro primeiros de existência (com 44 edições lançadas), uma publicação respeitada e aguardada por toda comunidade cinematográfica e público cinéfilo brasileiros. Afinal, seu objetivo consiste em divulgar, sem discriminação, toda a produção nacional, neste momento de reafirmação e reconquista do público para nossa produção cinematográfica.
 De janeiro a junho de 2003, a Revista publicou caderno especial, chamado Encarte Riofilme, que prestou significativos serviços à reflexão sobre nossa arte cinematográfica. Cada Encarte (foram 5, ao todo) compunha-se de 16 páginas, editadas em papel especial. A marca da Riofilme/Prefeitura do Rio de Janeiro, patrocinadora do encarte, foi, em todas as edições, colocada em destaque.
 Com a substituição do presidente da Riofilme, ocorrida em maio de 2003, a Revista de CINEMA ficou sem receber os recursos provenientes da publicação deste encarte. Tal fato causou grande prejuízo à Revista, uma publicação independente, de responsabilidade de pequena editora (a Krahô), que está sem circular desde janeiro, já que a Editora não possui outros recursos para se manter.
 Pedimos, portando, aos diretores da Riofilme, especial atenção ao caso da revista, que depende destes recursos para voltar a circular e dar sua contribuição ao desenvolvimento e divulgação do cinema brasileiro.
 
ENTIDADE ou NOME

CARGO OU FUNÇÃO 
RESPONSÁVEL ou RG



 Escrito por Carlos Reichenbach às 15h56
[] [envie esta mensagem]


 
   MITOS DO BLOG

A DEUSA - PARTE 2

VAI ENCARAR ????



 Escrito por Carlos Reichenbach às 15h46
[] [envie esta mensagem]


 
   MUSAS DO REDUTO

A DEUSA



 Escrito por Carlos Reichenbach às 00h47
[] [envie esta mensagem]


 
  

O SUPRA-SUMO DO FESTIVAL DO RECIFE

 Excetuando-se, para mim, a linda homenagem que recebi do Cine PE, o momento mais marcante do recente FESTIVAL DO RECIFE foi a exibição do curta-metragem A MOÇA QUE DANÇOU DEPOIS DE MORTA, de Ítalo Cajueiro (DF), tendo como manancial de artesanato fílmico as magníficas xilogravuras de J. Borges.

 Trata-se de uma obra-prima do curta metragem de animação - que ultrapassa todas as limitações da ingrata matéria-prima ao atingir o sublime na sua deliberada opção pelo exercício da manipulação da essência dos recursos visuais.

 Como todo filme excepcional, não foi devidamente apreciado numa primeira visão, nem pelos jornalistas especializados e menos ainda pelos jurados, que o premiaram com um minguado - e quase absurdo - prêmio de roteiro (na verdade, um "prêmio de consolação" para o genial J. Borges, já que - além de xilogravurista notório - ele é o autor da história de cordel trabalhada no filme).

 A MOÇA QUE DANÇOU DEPOIS DE MORTA subverte todos os nossos preconceitos primários com relação a decantada cultura popular (e ao folclore nativo e naif) com invenção pura, bruta, quase tosca: "bárbara e nossa".

 Se houvesse justiça (coragem e sensibilidade visionária por parte do juri) deveria ter ganho todos os prêmios principais do curta metragem, seja ficção, documentário e animação.

 No entanto, o genial público do CINE PE, entendeu  A MOÇA QUE DANÇOU DEPOIS DE MORTA mais que o juri de premiação, tendo saudado a exibição oficial do filme com a mais estrodosa ovação que testemunhei durante todo o evento.

 O xilogravador pernambucano J. BORGES estará, no sábado (dia 22/05), seis horas da tarde e dez da noite, no programa "Sintonia", da TV Câmara). Suas xilogravuras ilustram um os livros de EDUARDO GALEANO. Reprise no DOMINGO, sete e meia da noite. A TV Câmara pode ser sintonizada no canal 27, em UHF, no Distrito Federal; e nos canais 14 da NET; 28 da Sky Net, da TEC Sat; e 235, da Direct TV; e via parabólica, em todo o País. e-mail : sintonia@camara.gov.br

 
A chegada da prostituta no céu

(J.Borges)

...Assim que foi enterrada
a alma se destinou
querendo ir para o céu
mas primeiro ela passou
pelo portão do inferno
e o diabo lhe acompanhou
Saiu correndo atrás dela
dizendo vem cá bichinha
um bocado como tu
faz tempo que aqui não vinha
e eu estou gamadão
nesta garota novinha

Mas na carreira que vinha
o diabo e a prostituta
passaram no purgatório
e no sindicato das puta
e lá no portão do céu
foi que começou a luta

Porque já se encontrava
uma mulher bem casada
arengando com o marido
que morreu de uma virada
e queria entrar no céu
com uma faca afiada

Essa mulher que morreu
era muito ciumenta
quando viu a prostituta
entortou o pau da venta
e disse: vou te furá
foi uma luta cinzenta

Furou a mulher na perna
o marido puxou no braço
o diabo pegou também
dizendo já sei que faço
vou levar mesmo sem perna
mas levo o melhor pedaço


Nessa zuada São Pedro
se apresentou no portão
e disse: não tem lugar
pra mulher com bestalhão
só tem pra mulher sozinha
e foi logo estirando a mão

E pegou logo no braço
da mulherzinha assanhada
disse: você pode entrar
aqui não lhe falta nada
vai dormir na minha cama
até alta madrugada...


Leia mais sobre J.BORGES nos sites:

http://www.fundaj.gov.br/docs/pe/pe0063.html
http://www.pop.com.br/Entretenimento/2972.html



 Escrito por Carlos Reichenbach às 02h57
[] [envie esta mensagem]


 
   Colocando a correspondência em dia.

AS ÚLTIMAS DO NOSSO TURISTA CINÉFILO E ACIDENTAL NA TERRA DE VERLAINE

 O e-mail foi recebido no final de maio, mas não consegui colocá-lo no Blog por conta dos recentes incidentes com meu velho HD.

 Privar os fiéis da fabulosa veia cronística, cinéfila e crítica de Marcus Mello seria uma heresia.

 Deliciem-se!

Carlão,
estou meio sem novidades por estes dias. Ao menos que um passeio até o  castelo de Chantilly, onde o cozinheiro Vatel inventou o famoso creme homônimo, possa interessar ao teu blog, o que eu duvido muito.
 Na verdade, estou entrando na minha ultima semana aqui, depois de 3 meses bastante movimentados. Fiz muita coisa, mas também dei azar em outras tantas. Por exemplo com o Kiarostami, que viria lançar um livro de fotos aqui em Paris e a quem eu iria entrevistar junto com um amigo mexicano (o mesmo que me levou ao tarot de Jodorowsky). Ele simplesmente deu o bolo, não apareceu no lançamento (dizem que estava correndo para finalizar seu novo filme, Eleven). Outra entrevista frustrada foi com o Jean Rouch, que morreu na mesma semana em que eu havia começado a armar uma entrevista com ele, graças a uma amiga que estuda cinema documental aqui em Paris.
 Tenho me dedicado mais aos "mortos", também. Vi ciclos do Nicholas Ray (assistir na telona, em copia nova, filmes como Party Girl, Johnny Guitar e In a Lonely Place foi uma experiência e tanto), do Joseph Losey, do Joseph Von Sternberg, do Hitchcock. Dá uma tristeza pensar que não vou ter isso em
Porto Alegre!
 Mas essa ultima semana promete mais em relação ao Jodorowsky também. Amanhã vou assistir "Santa Sangre" no cinema, em uma sala do Quartier Latin meio especializada em filmes malditos (chama-se Accattone, já foi de Truffaut e depois de Guy Debord e fica num lugar que antigamente sediou o cabaret Gipsy, onde aconteceu o primeiro strip tease em Paris e também viu as primeiras apresentações de Edith Piaf). E na quinta-feira vou reencontrar o próprio, que estará, junto com os seus filhos (inclusive o Brontis, o menininho de El Topo, hoje um conceituado ator de teatro aqui na França), no  Instituto Cultural do México, fazendo uma palestra, seguida de um coquetel em sua homenagem. Como quem está organizando isto é meu amigo mexicano, já assegurei o meu convite.

 Sobre o Jodorowsky ainda, descobri algumas histórias interessantes. Por  exemplo, que ele se aproximou muito das coisas misticas (e aí entra o tarot) depois do suicidio de um de seus filhos, protagonista de Santa Sangre. O envolvimento dele com o tarot é total e inclusive lhe rende muitos  dividendos. Foi ele quem recuperou e restaurou as cartas do famoso tarot de  Marselha, um dos mais antigos do mundo (os primeiros registros são do séulo XIII). Trata-se de um tarot muito procurado no mundo inteiro e cada carta, pasme, tem o copyright do Jodorowsky. Imagina quanto ele fatura com isso.

 Existe inclusive um site, http://www.camoin.com, onde se pode ter acesso ao texto do livreto que acompanha o baralho, L'Art du Tarot, escrito pelo Jodo. O culto ao tarot, associado ao sucesso das historias em quadrinhos dele, certamente vai lhe assegurar uma velhice bem tranqüila.
 Em matéria de fotos, tá dificil. Como não vou te mandar uma foto minha comendo chantilly no castelo de Chantilly, seguem uma inédita da historica noite com Ruggero Deodato na Cinemateca Francesa, onde aparecem os fãs do diretor italiano e que achei a cara do pessoal da Canibal Holocausto.
Um grande abraço,
Marcus



 Escrito por Carlos Reichenbach às 02h34
[] [envie esta mensagem]


 
      
 
 

HISTÓRICO
 24/01/2010 a 30/01/2010
 25/01/2009 a 31/01/2009
 22/07/2007 a 28/07/2007
 22/01/2006 a 28/01/2006
 30/01/2005 a 05/02/2005
 23/01/2005 a 29/01/2005
 16/01/2005 a 22/01/2005
 09/01/2005 a 15/01/2005
 02/01/2005 a 08/01/2005
 26/12/2004 a 01/01/2005
 19/12/2004 a 25/12/2004
 12/12/2004 a 18/12/2004
 05/12/2004 a 11/12/2004
 28/11/2004 a 04/12/2004
 21/11/2004 a 27/11/2004
 14/11/2004 a 20/11/2004
 07/11/2004 a 13/11/2004
 31/10/2004 a 06/11/2004
 24/10/2004 a 30/10/2004
 10/10/2004 a 16/10/2004
 03/10/2004 a 09/10/2004
 26/09/2004 a 02/10/2004
 19/09/2004 a 25/09/2004
 12/09/2004 a 18/09/2004
 05/09/2004 a 11/09/2004
 29/08/2004 a 04/09/2004
 22/08/2004 a 28/08/2004
 15/08/2004 a 21/08/2004
 08/08/2004 a 14/08/2004
 01/08/2004 a 07/08/2004
 25/07/2004 a 31/07/2004
 18/07/2004 a 24/07/2004
 11/07/2004 a 17/07/2004
 04/07/2004 a 10/07/2004
 27/06/2004 a 03/07/2004
 20/06/2004 a 26/06/2004
 13/06/2004 a 19/06/2004
 06/06/2004 a 12/06/2004
 30/05/2004 a 05/06/2004
 23/05/2004 a 29/05/2004
 16/05/2004 a 22/05/2004
 09/05/2004 a 15/05/2004
 25/04/2004 a 01/05/2004
 18/04/2004 a 24/04/2004
 11/04/2004 a 17/04/2004
 04/04/2004 a 10/04/2004
 28/03/2004 a 03/04/2004
 21/03/2004 a 27/03/2004
 14/03/2004 a 20/03/2004
 07/03/2004 a 13/03/2004
 29/02/2004 a 06/03/2004
 22/02/2004 a 28/02/2004
 15/02/2004 a 21/02/2004



OUTROS SITES
 NOVO ENDEREÇO DO REDUTO DO COMODORO
 OLHOS LIVRES - o site de Carlos Reichenbach
 CARTAS DO REICHENBOMBER - Arquivo
 DEZENOVE SOM E IMAGENS
 OS BLOGS QUE CONCORREM AO QUEPE DO COMODORO
 ALTA FIDELIDADE
 ANOTAÇÕES DE UM CINÉFILO
 ARKADIN - CINEMA, PRA COMEÇO DE CONVERSA
 ARTE GRÁFICA (ou ANJO EXTERMINADOR)
 BAÚ DE FILMES
 CAIXA PRETA
 CELULÓIDE CORTADO
 CHIP HAZARD
 CINECASULOFILIA
 CINE ESTRANHO
 CINEFILIA
 CINÉFILOS DO TERCEIRO MUNDO
 CINÉFILOS OFF-LINE
 CINÉFILOS ON LINE
 CINEMA CUSPIDO E ESCARRADO
 CINE MAJESTIC
 CINEMATÓRIO
 CINENETCOM
 CURRAL CINE - BLOG DA VAQUINHA EUGÊNIA
 DIÁRIO DE BORDO
 DIÁRIO DE UM CINÉFILO
 DR. IGOR - NEWS ASSOCIADOS
 EM CARTAZ
 ERA UMA VEZ NA PARAÍBA
 FILMES DO CHICO
 FILMES GLS OU QUASE
 FREE AS A WEIRD
 FULERUS FILMES
 HATTORI HANZO
 IMPRESSÕES CINÉFILAS
 IMPÉRIO CINÉFILO
 LIMÃO MATUTINO - SEGUNDA SAFRA
 LOS OLVIDADOS
 MATA HARI & 007
 MELODIA DO OLHAR
 MONDO PAURA
 NUVEM DE PÓLVORA
 OS INTOCÁVEIS
 PAGODA REBORN
 PICILONE
 PSEUDOCINÉFILOS
 QUALQUER COISA QUE POSSA ME INTERESSAR ...
 QUARTO DO CHIKO
 RD - B SIDE
 REPETE QUE EU NÃO OUVI DIREITO
 SALA PROIBIDA
 SETARO´S BLOG
 THE BRIDGE
 TRÊS CINÉFILOS EM CONFLITO
 VERDADES E MENTIRAS EM 24 FOTOGRAMAS
 CONTRACAMPO
 CINEMASCOPIO
 CINE IMPERFEITO
 FILMESCÓPIO
 CRÍTICOS.COM
 CINEMA MARGINAL
 STONE AGE SCANNERS
 SALVE O VHS
 BLOG DO TAS
 VGI - Vivian Golombek
 O SIGNO DO DRAGÃO
 ALMANAQUE ROSÁRIO CAETANO
 DIONISÍACAS - O Blog do Dionísio Neto
 CINEMINHA
 CINEFILIA
 MULHERES DO CINEMA BRASILEIRO
 CINEMA EM FOCO - o cinema em Brasília
 DICK DANELLO - o site
 BLOG DO CINEMA BRASILEIRO
 DOINEL, O CINÉFILO DE DOIS CÓRREGOS
 SURREALISMO / DE CINEMA
 REATOR - Revista de Cultura
 AGULHA - REVISTA DE CULTURA
 FAKERKAKIR - Site de Ficção e Jornalismo
 REVISTA ETCETERA
 O CISCO TORNITRUANTE
 DOUTOR DALTON - um Blog surpreendente
 A MATÉRIA DO SONHO
 OLIGOFRIENDS
 JOSÉ GERALDO MARTINS
 NOTÍCIAS DO ZOO
 DEDOS DAS MOÇAS
 AS PERDIDAS
 BURBURINHO - o pensamento vivo de Nemo Nox
 OMBUDSMANS DE X-SALADA - é à sério
 MALDITOS FILMES BRASILEIROS
 JAPAN ACTION - site brasileiro
 POST DEAD - o Blog do Villa da 89FM
 MAGNUS OPUS COLLECTION
 CABINE - Revista Virtual
 SOMBRAS ELÉTRICAS
 MEIA ENTRADA
 FOTOLOG DO VEBIS JUNIOR
 ACRE INFUSO - O Blog-roteiro
 BOCA DO INFERNO
 APLAUSO - Revista de Cultura
 TODOS JORNAIS DO PAÍS
 JORNAL DOS OLHOS LIVRES
 O CRÍTICO DE CINEMA
 CINEMA NO DIVÃ
 CINE ART
 MOVIES AND MORE
 CINEMA E ETC
 WIDESCREEN
 OS CINÉFILOS
 7ARTE
 SPOILER
 CINELIGADO
 CINÉFILOS
 NOS BASTIDORES DA NOTÍCIA
 EU ASSISTI
 CINEMA & LITERATURA
 IMAGEM EM MOVIMENTO
 PORTAL CINE
 CINELÂNDIA
 CINEMA TURBINADO
 CINE VÍDEO EDUCAR
 CINEMA COM RAPADURA
 KINEMAIL
 POPPY CORN
 BLOG DA LAURA BEATRIZ
 O CAIXOTE - REVISTA
 VIVER E MORRER NO CINEMA
 BLAXPLOITATION
 EROTIKILL
 O ESCURINHO NO CINEMA
 CINEMANÍACO
 PINK FREUD
 SCORETRACK NETWORK - MÚSICA E CINEMA
 ROTEIROS ON LINE
 NÃO
 VÍDEO CLUBE CINE SERIADO - Compra de filmes raros
 CINE TV NOSTALGIA - Compra de filmes raros
 PUTRESCINE - Compra de filmes raros
 REVISTA BALA
 DICACINE
 MOÇO DE FAMÍLIA - Contos, crônicas e ensaios
 PLANO A PLANO
 CINEMA LIDO
 FILMES BRASILEIROS QUE POSSUAM O ESPORTE COMO TEMA
 DROPS MAGAZINE - CINEMA
 A REBELDIA, O SONHO E O CINEMA
 MONSTRO NA GARAGEM
 CINETRIX
 O OLHO DE HOCHELAGA


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!