REDUTO DO COMODORO - o Blog de CARLOS REICHENBACH - comodoro@olhoslivres.com
   RECADO

FORTALEZA, A VOZ DO BRASIL

 Um amigo poeta (dos bons) deu a "deixa": o melhor da poesia latino-americana atual está sendo "sediado" no Ceará. A revista eletrônica Agulha e o Jornal da Poesia nasceram em Fortaleza. O projeto BANDA HISPÂNICA está sendo conspirado pelos cearenses Floriano Martins (Agulha) e Soares Feitosa (Jornal da Poesia).

http://www.jornaldepoesia.jor.br/agportal.htm

http://www.jornaldepoesia.jor.br/poesia.html

 Para saber o que é o ousadíssimo projeto BANDA HISPÂNICA, entre neste endereço:

http://www.jornaldepoesia.jor.br/bhportal.html

 Leu isso, Aílton?

 Quer mais? Tem também o JORNAL DO CONTO, que acaba de nascer.

Notícia de começar

 

Hoje, 13 de março de 2004, eu e o Nilto Maciel damos início ao Jornal do Conto. A rigor, é um projeto antes existente, fundado pelo meu amigo Hélio Pólvora, com o mesmo nome, na Bahia, posto a andar outra vez agora.

Tal como no Jornal de Poesia, o objetivo é divulgar. Aos amigos naturalmente, mas sem fazer separações de clássicos e princiantes; bons e maus. Disto se encarregará, com invulgar competência, Sua Excelência, o Leitor.

No ponto-mor, Machado de Assis. Hélio Pólvora, por dever de amizade, gratidão, competência e primazia, logo a seguir. E mais um monte de amigos.

Participe! Comente. Escreva. Fale de bem. Fale de mal. Aqui é tudo grátis. Mas há algumas moedas de troca: a lealdade e a bem-querença. Só isto. E não é pouco.

 

Soares Feitosa

 

http://www.jornaldepoesia.jor.br/conto.html



 Escrito por Carlos Reichenbach às 18h15
[] [envie esta mensagem]


 
   SAUDADE

A DESPEDIDA DE NEY SROULEVICH

 

 Muita gente foi pega de surpresa com a notícia da morte de Ney Sroulevich, no dia 15 de março, aos 64 anos, de enfarte fulminante, embora muitos soubessem que ele já estava bastante debilitado pela diabetes.

 Conforme Maria do Rosário Caetano: “Ney era um homem cheio de planos, de idéias. Ele foi cineclubista atuante, jornalista, diretor e criador do FestRio e produtor de filmes brasileiros como Joana Francesa (Cacá Diegues), A Queda (Ruy Guerra), Homem Célebre (Miguel Faria Jr.), Se Segura, Malandro (Carvana), entre outros. Amigo de Cuba, era incansável divulgador dos charutos de la Habana e das belezas da ilha. Ele vai fazer muita falta.”

 Marli Gonçalves, que acompanhou o comentadíssimo "entrevistão" de capa do PASQUIM 21, com Laerte Codonho (do refrigerante Dolly) sobre o caso Dolly X Coca-Cola, cuja deliciosa introdução foi escrita por Ney, flagrou um dos últimos instantâneos felizes dele com Claudia Furiatti. Ele, radiante com a descoberta de seu novo refrigerante: “saboroso e sem açucar”.

 Marli autorizou a publicação da linda foto de Ney, aqui no REDUTO DO COMODORO, como uma singela homenagem ao  “embaixador do anti-imperialismo e da vida”.

 

 



 Escrito por Carlos Reichenbach às 13h54
[] [envie esta mensagem]


 
   OMBUDSMAN DE BLOGS, FLOGS E OUTROS TROÇOS

O BLOG DO SETARO

 Aparentemente, este é um Blog totalmente voltado à análise cinematográfica.

 Na verdade, nem parece um Blog, mas um site de pesquisa e debate fílmico.

 Talvez o Blog tenha sido o formato possível encontrado por um dos dos colaboradores habituais do COISA DE CINEMA (http://www.coisadecinema.com.br) se manifestar com mais assiduidade, e sem a preocupação e o trabalho hercúleo de manter um site em atividade (quem tem site no ar sabe do que eu estou falando).

 As discussões propostas, pelo crítico e professor baiano André Setaro em seu Blog, são conduzidas com a paixão e a radicalidade dos seus melhores e tradicionais conterrâneos.

 NOS ARCANOS DA MEMÓRIA; A ARTE DA NARRATIVA E DA FÁBULA;  NOSTALGIA DE FRANÇOIS TRUFFAUT;
INTRODUÇÃO AO CINEMA; alguns dos títulos dos tópicos de análise do Blog podem dar a impressão de uma conversa acadêmica entediante, mas eu afirmo que o teor é bem outro. Setaro é, antes de mais nada, um polemista. Já pude acompanhar - como testemunha ocasional - suas acaloradas defesas e detrações em uma lista de discussão de internautas cinéfilos onde a virtualidade do debate por pouco não virou vias de fato....

 No site COISAS DE CINEMA, Setaro narra seus raros encontros com Rogerio Sganzerla. No dia em que alguém for escrever um livro sobre o autor de O BANDIDO DA LUZ VERMELHA, terá que, obrigatoriamente, incluir as duas "crônicas" de Setaro; poucas vezes alguém conseguiu captar com tamanha fidelidade o que era conviver com o falecido diretor.

http://www.coisadecinema.com.br/matArtigos.asp?mat=1558

 Setaro deixa bem claro sua postura pessoal no Blog quando escreve: "Ser crítico de alguma coisa em cidade provinciana, como a Bahia, com fumos de metrópole, é um meio muito prático de se arranjar inimigos."

  Mas, apesar de abrir um espaço mais do que merecido a Jorge Alfredo, e seu belo"Samba Riachão", Setaro fala essencialmente do cinema do mundo inteiro e, entre outros assuntos de extremo interesse cinéfilo, Setaro faz um esclarecimento à respeito do que poderia ter sido o avanço imagético do cinema, caso tivesse sido adotado oficialmente por toda a indústria cinematográfica, o sistema Vistavision.

 E, antes que eu me esqueça, o endereço do Blog do Setaro é:

http://www.setaro.blogger.com.br/index.html



 Escrito por Carlos Reichenbach às 12h05
[] [envie esta mensagem]


 
   O LIVRO, FINALMENTE

LANÇAMENTO DO LIVRO COM NOITE DE AUTÓGRAFOS

 "Cinema Como Razão de Viver", o livro de Marcelo Lyra sobre o cinema de Carlos Reichenbach estará sendo lançado na Bienal do Livro, no dia 22 de Abril, quinta-feira, às 19 horas.

 Às 19.30, Lyra e Reichenbach estarão autografando o livro no stand da Imprensa Oficial.

 O custo do livro é de apenas R$ 9,00.



 Escrito por Carlos Reichenbach às 22h15
[] [envie esta mensagem]


 
   NOVIDADE

NOVO SITE - OBRIGATÓRIO - BRASILEIRO DE CINEMA

  O cineclubismo brasileiro está de parabéns. Felipe Macedo (quem é vivo sempre aparece!) acaba de colocar na Web um espaço muito especial de discussão militante e cinéfila.

 

A formiguinha veio com tudo; olha ela aí:

 

 

http://www.utopia.com.br/cineclube/

 

 Segue abaixo texto do Felipe Macedo apresentando CINECLUBE, o site da formiguinha.

 

Cineclube, hóspede da Utopia

 Instituições podem servir para vários fins. Algumas têm suas funções desvirtuadas para oprimir, excluir, manter privilégios. Mas outras nascem muito ligadas às lutas democráticas e populares, parecem ter uma vocação muito clara de compromisso com as maiorias e com a transformação. Com o Povo e o Novo, como dizia o Aloísio Leite. Como sindicatos, cooperativas… e cineclubes. Mas não esqueçam, ninguém é perfeito

No final do "breve século XX", isto é, nos anos 90, marcados pelo fim do sistema soviético e o recrudescimento da planetarização do capitalismo, os cineclubes também sofreram um enorme refluxo em todo o mundo, a ponto de praticamente desaparecerem. No Brasil, que tinha um dos mais originais e vigorosos movimentos de cineclubes do Mundo, não foi diferente. Com em outros momentos – bem diferentes – da história do movimento cineclubista, restou apenas um ou outro cineclube fragilizado, lutando desesperadamente para sobreviver, ali onde havia centenas de entidades, organismos estaduais, uma organização nacional.

Embora os cineclubes, via de regra, sejam praticamente ignorados pelas instituições ligadas ao conhecimento e à informação, como as universidades, a imprensa, etc, creio que contribuição que deram até então para o cinema, a cultura e a democracia no Brasil já era suficiente para justificar pelo menos um sitiozinho como este aqui. Um minifúndio no enorme campo da cultura cibernética, cultivando um pouco de memória, plantando umas dúvidas, esperando o fim dessa seca braba que um dia, certamente, vai chegar.

Mas a realização de uma nova Jornada de Cineclubes, em Brasília, no final de 2003 (14 anos depois da última), mostrou que há mais que uns poucos cineclubes isolados perdidos pelo País. Mostrou que tem gente cineclubando de norte a sul do Brasil, com velhas e novas ferramentas, criando, agitando, incomodando, transformando. E, aparentemente, querendo se unir, se organizar, pesar na balança do Cinema e do País. Por isso, também – e sobretudo – esse sítio talvez possa trazer suas abobrinhas para o mercado de experiências que voltam a ser trocadas entre os cineclubes brasileiros.

Espero que esta iniciativa possa ser útil para os militantes do cineclubismo e para outros interessados no assunto. Mas não se trata de um sítio de prestação de serviços, é um espaço de debate de idéias e propostas, aberto por convicção, mas ancorado numa visão precisa do cineclubismo: como instrumento fundamental de mudança da relação do público com o cinema, de transformação do próprio cinema, da cultura e da sociedade.

Quero agradecer pela generosa acolhida aos responsáveis por este provedor de nome tão significativo. Ao Carlos Seabra, velho companheiro, e muito particularmente à Zezé Pina, cujos conhecimentos informáticos e performáticos tornam possível manipular esse hiperespaço, pra mim tão cheio de mistérios. Sem a Deisy Velten também, que contribui com a revisão do português, a crítica do brasileiro (eu mesmo) e com algumas traduções, este sítio fechava antes de abrir a porteira. Aliás, a contribuição deles sempre foi fundamental para que os cineclubes continuem a ocupar seu espaço na Utopia.

Vou procurar reunir aqui documentos que o movimento cineclubista produziu ao longo da sua história e textos de vários autores, cineclubistas principalmente, mas não apenas, inclusive meus, principalmente no início. A seção cineclube traz textos procurando debater e situar o conceito de cineclube. Na rubrica movimento estarão avaliações do movimento cineclubista e da sua situação em diferentes períodos históricos. O tópico debate, sobre temas atuais do cineclubismo brasileiro, é um espaço para a polêmica e a crítica constante e produtiva da atuação dos cineclubes e de suas organizações no momento atual. Além disso há uma cronologia do cineclubismo brasileiro, para lembrar rápida e esquematicamente a evolução histórica do cineclubismo em nosso país nos últimos 90 anos; uma seção reproduzindo documentos e textos do cineclubismo brasileiro, isto é, de suas entidades; um espaço para os inesquecíveis, que espero se torne uma galeria de retratos de grandes cineclubes do passado e do presente; uma parte dedicada a cartas que eventualmente comentem o sítio ou outros assuntos cineclubistas e, é claro, links na internet, para outras plagas que possam interessar os visitantes que por aqui passarem.

Felipe Macedo



 Escrito por Carlos Reichenbach às 21h58
[] [envie esta mensagem]


 
      
 
 

HISTÓRICO
 24/01/2010 a 30/01/2010
 25/01/2009 a 31/01/2009
 22/07/2007 a 28/07/2007
 22/01/2006 a 28/01/2006
 30/01/2005 a 05/02/2005
 23/01/2005 a 29/01/2005
 16/01/2005 a 22/01/2005
 09/01/2005 a 15/01/2005
 02/01/2005 a 08/01/2005
 26/12/2004 a 01/01/2005
 19/12/2004 a 25/12/2004
 12/12/2004 a 18/12/2004
 05/12/2004 a 11/12/2004
 28/11/2004 a 04/12/2004
 21/11/2004 a 27/11/2004
 14/11/2004 a 20/11/2004
 07/11/2004 a 13/11/2004
 31/10/2004 a 06/11/2004
 24/10/2004 a 30/10/2004
 10/10/2004 a 16/10/2004
 03/10/2004 a 09/10/2004
 26/09/2004 a 02/10/2004
 19/09/2004 a 25/09/2004
 12/09/2004 a 18/09/2004
 05/09/2004 a 11/09/2004
 29/08/2004 a 04/09/2004
 22/08/2004 a 28/08/2004
 15/08/2004 a 21/08/2004
 08/08/2004 a 14/08/2004
 01/08/2004 a 07/08/2004
 25/07/2004 a 31/07/2004
 18/07/2004 a 24/07/2004
 11/07/2004 a 17/07/2004
 04/07/2004 a 10/07/2004
 27/06/2004 a 03/07/2004
 20/06/2004 a 26/06/2004
 13/06/2004 a 19/06/2004
 06/06/2004 a 12/06/2004
 30/05/2004 a 05/06/2004
 23/05/2004 a 29/05/2004
 16/05/2004 a 22/05/2004
 09/05/2004 a 15/05/2004
 25/04/2004 a 01/05/2004
 18/04/2004 a 24/04/2004
 11/04/2004 a 17/04/2004
 04/04/2004 a 10/04/2004
 28/03/2004 a 03/04/2004
 21/03/2004 a 27/03/2004
 14/03/2004 a 20/03/2004
 07/03/2004 a 13/03/2004
 29/02/2004 a 06/03/2004
 22/02/2004 a 28/02/2004
 15/02/2004 a 21/02/2004



OUTROS SITES
 NOVO ENDEREÇO DO REDUTO DO COMODORO
 OLHOS LIVRES - o site de Carlos Reichenbach
 CARTAS DO REICHENBOMBER - Arquivo
 DEZENOVE SOM E IMAGENS
 OS BLOGS QUE CONCORREM AO QUEPE DO COMODORO
 ALTA FIDELIDADE
 ANOTAÇÕES DE UM CINÉFILO
 ARKADIN - CINEMA, PRA COMEÇO DE CONVERSA
 ARTE GRÁFICA (ou ANJO EXTERMINADOR)
 BAÚ DE FILMES
 CAIXA PRETA
 CELULÓIDE CORTADO
 CHIP HAZARD
 CINECASULOFILIA
 CINE ESTRANHO
 CINEFILIA
 CINÉFILOS DO TERCEIRO MUNDO
 CINÉFILOS OFF-LINE
 CINÉFILOS ON LINE
 CINEMA CUSPIDO E ESCARRADO
 CINE MAJESTIC
 CINEMATÓRIO
 CINENETCOM
 CURRAL CINE - BLOG DA VAQUINHA EUGÊNIA
 DIÁRIO DE BORDO
 DIÁRIO DE UM CINÉFILO
 DR. IGOR - NEWS ASSOCIADOS
 EM CARTAZ
 ERA UMA VEZ NA PARAÍBA
 FILMES DO CHICO
 FILMES GLS OU QUASE
 FREE AS A WEIRD
 FULERUS FILMES
 HATTORI HANZO
 IMPRESSÕES CINÉFILAS
 IMPÉRIO CINÉFILO
 LIMÃO MATUTINO - SEGUNDA SAFRA
 LOS OLVIDADOS
 MATA HARI & 007
 MELODIA DO OLHAR
 MONDO PAURA
 NUVEM DE PÓLVORA
 OS INTOCÁVEIS
 PAGODA REBORN
 PICILONE
 PSEUDOCINÉFILOS
 QUALQUER COISA QUE POSSA ME INTERESSAR ...
 QUARTO DO CHIKO
 RD - B SIDE
 REPETE QUE EU NÃO OUVI DIREITO
 SALA PROIBIDA
 SETARO´S BLOG
 THE BRIDGE
 TRÊS CINÉFILOS EM CONFLITO
 VERDADES E MENTIRAS EM 24 FOTOGRAMAS
 CONTRACAMPO
 CINEMASCOPIO
 CINE IMPERFEITO
 FILMESCÓPIO
 CRÍTICOS.COM
 CINEMA MARGINAL
 STONE AGE SCANNERS
 SALVE O VHS
 BLOG DO TAS
 VGI - Vivian Golombek
 O SIGNO DO DRAGÃO
 ALMANAQUE ROSÁRIO CAETANO
 DIONISÍACAS - O Blog do Dionísio Neto
 CINEMINHA
 CINEFILIA
 MULHERES DO CINEMA BRASILEIRO
 CINEMA EM FOCO - o cinema em Brasília
 DICK DANELLO - o site
 BLOG DO CINEMA BRASILEIRO
 DOINEL, O CINÉFILO DE DOIS CÓRREGOS
 SURREALISMO / DE CINEMA
 REATOR - Revista de Cultura
 AGULHA - REVISTA DE CULTURA
 FAKERKAKIR - Site de Ficção e Jornalismo
 REVISTA ETCETERA
 O CISCO TORNITRUANTE
 DOUTOR DALTON - um Blog surpreendente
 A MATÉRIA DO SONHO
 OLIGOFRIENDS
 JOSÉ GERALDO MARTINS
 NOTÍCIAS DO ZOO
 DEDOS DAS MOÇAS
 AS PERDIDAS
 BURBURINHO - o pensamento vivo de Nemo Nox
 OMBUDSMANS DE X-SALADA - é à sério
 MALDITOS FILMES BRASILEIROS
 JAPAN ACTION - site brasileiro
 POST DEAD - o Blog do Villa da 89FM
 MAGNUS OPUS COLLECTION
 CABINE - Revista Virtual
 SOMBRAS ELÉTRICAS
 MEIA ENTRADA
 FOTOLOG DO VEBIS JUNIOR
 ACRE INFUSO - O Blog-roteiro
 BOCA DO INFERNO
 APLAUSO - Revista de Cultura
 TODOS JORNAIS DO PAÍS
 JORNAL DOS OLHOS LIVRES
 O CRÍTICO DE CINEMA
 CINEMA NO DIVÃ
 CINE ART
 MOVIES AND MORE
 CINEMA E ETC
 WIDESCREEN
 OS CINÉFILOS
 7ARTE
 SPOILER
 CINELIGADO
 CINÉFILOS
 NOS BASTIDORES DA NOTÍCIA
 EU ASSISTI
 CINEMA & LITERATURA
 IMAGEM EM MOVIMENTO
 PORTAL CINE
 CINELÂNDIA
 CINEMA TURBINADO
 CINE VÍDEO EDUCAR
 CINEMA COM RAPADURA
 KINEMAIL
 POPPY CORN
 BLOG DA LAURA BEATRIZ
 O CAIXOTE - REVISTA
 VIVER E MORRER NO CINEMA
 BLAXPLOITATION
 EROTIKILL
 O ESCURINHO NO CINEMA
 CINEMANÍACO
 PINK FREUD
 SCORETRACK NETWORK - MÚSICA E CINEMA
 ROTEIROS ON LINE
 NÃO
 VÍDEO CLUBE CINE SERIADO - Compra de filmes raros
 CINE TV NOSTALGIA - Compra de filmes raros
 PUTRESCINE - Compra de filmes raros
 REVISTA BALA
 DICACINE
 MOÇO DE FAMÍLIA - Contos, crônicas e ensaios
 PLANO A PLANO
 CINEMA LIDO
 FILMES BRASILEIROS QUE POSSUAM O ESPORTE COMO TEMA
 DROPS MAGAZINE - CINEMA
 A REBELDIA, O SONHO E O CINEMA
 MONSTRO NA GARAGEM
 CINETRIX
 O OLHO DE HOCHELAGA


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!