REDUTO DO COMODORO - o Blog de CARLOS REICHENBACH - comodoro@olhoslivres.com
   LADEIRA DA MEMÓRIA 10

 RARÍSSIMA IMAGEM DAS FILMAGENS DE "VIA SACRA", O CURTA-METRAGEM DE ORLANDO PAROLINI, RODADO NOS ANOS DE 1965 E 1966, QUE QUEBROU TODAS AS CONVENÇÕES FORMAIS E MORAIS DO CINEMA DA ÉPOCA. CANIBALISMO, NUDEZ FRONTAL DE HOMENS E MULHERES, HERESIA EXPLÍCITA E MUITA AUDÁCIA FORMAL, TENDO AS RUAS CENTRAIS E SINTAGMÁTICAS DE SÃO PAULO COMO CENÁRIO, FORMAVAM O CARDÁPIO DESTE FILME ÚNICO.

 EM 1969, QUANDO FOI AMEAÇADO DE TER SEUS NEGATIVOS CONFISCADOS PELA POLÍCIA POLÍTICA, PAROLINI PICOTOU FOTOGRAMA POR FOTOGRAMA DOS ORIGINAIS FILMADOS.

 NA FOTO: REICHENBACH, COM SUA PAILLARD BOLEX 16MM, E ORLANDO PAROLINI CARREGANDO SUA "CRUZ" PELA AVENIDA SÃO LUIZ.



 Escrito por Carlos Reichenbach às 22h12
[] [envie esta mensagem]


 
   BENS CONFISCADOS - EM PRIMEIRA MÃO - PARTE 2

1. PIRULITO E DANIELA CARNEIRO, A CONTINUÍSTA ENTRANDO EM CENA PELA PRIMEIRA BEZ NA VIDA, TRAVESTIDA DE MOÇA DAQUELA HORA.

2. MARINA PERSON, COMO MICHELLE (A PEDAGOGA MAU CARÁTER) NUM GESTO CHARMOSO PARA AS COLEGAS.

3. JACOB SOLITRENICK E CARLOS REICHENBACH ACERTAM A LENTE QUE SERÁ USADA NO PRÓXIMO CONTRA-PLONGÉE.

4. O GENIAL BAIA, O TRAVOLTA DE CIDREIRA QUE NAS HORAS DE FOLGA INTEGRA A ELÉTRICA, E ANA LUIZA AZEVEDO, ASSISTENTE DE DIREÇÃO.

5. OS IRMÃO RAPOSO, DA EQUIPE DE SOM, EM MOMENTO DE TOTAL DESCONTRAÇÃO.

6. O CO-ROTERISTA E ASSISTENTE DE DIREÇÃO DANIEL CHAIA E O DIRETOR REICHENBACH NA PAUSA DO CAFEZINHO.



 Escrito por Carlos Reichenbach às 02h55
[] [envie esta mensagem]


 
   O BLOG JÁ TÁ CHEIO

 - SÓ PARA AVISAR AOS AMIGOS QUE ESTÃO ENTRANDO NO BLOG PELA PRIMEIRA VEZ: QUANDO A PÁGINA FICA MUITO PESADA, PARTE DELA VAI PARA O HISTÓRICO.

- SE QUISEREM VER O MATERIAL QUE VENHO DISPONIBILIZANDO DESTE O INÍCIO, CLIQUEM NA DATA QUE APARECE EMBAIXO DO "HISTÓRICO". -



 Escrito por Carlos Reichenbach às 00h30
[] [envie esta mensagem]


 
   ESTRANHOS CARTAZES 1



 Escrito por Carlos Reichenbach às 00h25
[] [envie esta mensagem]


 
   RESPONDENDO AOS COMENTÁRIOS

 Preciso me desculpar com os leitores deste Blog porque só hoje (três dias depois de sua estréia) eu descobri como funciona os tais comentários de cada foto (ou entrada). Seguem as respostas. No final, como mimo, uma imagem de Luciana Brasil, atriz pianista por quem Francis Vogner se diz apaixonado.

Hugo Leonardo][http://fidelidadealta.blogspot.com/]
Só uma pergunta: É o Carlos mesmo que atualiza isso daqui, ou é um terceiro???

QUE TERCEIRO ????

  [Hugo Leonardo][http://fidelidadealta.blogspot.com/]
DOIS CÓRREGOS - Esse foi o único filmes que eu vi seu, Carlos. Gostei... Vc já pensou em lançar um BOX de DVD com alguns filmes seus?? O Roberto Farias tá fazendo isso. Fica bacana...

COM "BENS CONFISCADOS", EM PROCESSO DE EDIÇÃO SONORA, SÃO 14 LONGAS; NÃO VAI SER FÁCIL.

SOBRE JACOB SOLITRENICK - Francis
Esse cara que fez a fotografia do Equilibrio e Graça?

É ELE MESMO. É O ODILON REDON DO CINEMA NACIONAL! SHIN, EU ENCONTREI O MEU INTERLOCUTOR IMAGÉTICO COM ESSE CAVALHEIRO!

 [shin][shintomi@bol.com.br]
Caraca, cara! Eu olhei e só reconheci o Jairo. Chocante!!!

CARLOS SHINTOMI COMENTA A INCRÍVEL SEMELHANÇA ENTRE O BERGMAN DE HOJE COM O JAIRO FERREIRA DOS ÚLTIMOS DIAS

[shin][shintomi@bol.com.br]
Opa! De quem é essa foto, hein? faltou o crédito.

O CRÉDITO DA FOTO DE FILMAGEM DE "AMOR PALAVRA PROSTITUTA" É DO PRÓPRIO CARLOS SHINTOMI, CONTINUÍSTA DO FILME.

  [Guilherme Martins][http://freeasaweird.blogspot.com]
Inácio em plena forma física...

GUILHERME COMENTA A MESMA FOTO. PARA QUEM GOSTA.....


  [Hugo Leonardo][http://fidelidadealta.blogspot.com/]
O filme já tem data pra entrar em circuito, Carlos???

HUGO PERGUNTA DA ESTRÉIA DE "GAROTAS DO ABC". EU RESPONDO: ABRIL OU MAIO.

 

Na foto: Luciana Brasil em DOIS CÓRREGOS.

 



 Escrito por Carlos Reichenbach às 19h39
[] [envie esta mensagem]


 
   LADEIRA DA MEMÓRIA 8

 Na festa de aniversário de 4 anos de Eleonora Reichenbach, as ilustres presenças de Jairo Ferreira (e sua preciosa câmera Super-8) e Carlos Shintomi (quando ainda morava em Sampa).



 Escrito por Carlos Reichenbach às 19h24
[] [envie esta mensagem]


 
   LADEIRA DA MEMÓRIA 7 - DESVENDANDO SEGREDOS

 Filmagens finais de FILME DEMÊNCIA (1986). Note-se a traquitana armada ao lado do carro verde (Atibaia) de Fausto. Foi uma invenção do genial Luisinho. Nesta traquitana chumbada no eixo do carro, pude instalar a câmera e acompanhar os personagens pela rodovia Rio-São Paulo, ao lado do assistente de câmera. Na foto, destaque para o produtor e montador Eder Mazini (de óculos e barba) sorrindo para o maquiador Mário Lúcio.

 

 Destaque da traquitana e de Carlos Reichenbach (na época portando um cavanhaque fescenino) fotometrando a luz. No interior do carro: Vanessa Alves, Emílio di Biasi (travestido de velhinha) e Ênio Gonçalves.



 Escrito por Carlos Reichenbach às 18h48
[] [envie esta mensagem]


 
   CLAQUETE ZERO

1. A produtora Sara Silveira bate a primeira claquete das filmagens de BENS CONFISCADOS, décimo quarto longa metragem de Carlos Reichenbach. Atrás da faca (ameaçadora) da claquete o novo (e cult) Datena.

 

2. Depois dos angustiantes instantes de tensão e ameaça de perder a ponta do nariz na faca da claquete, o astro André Abujamra se confraterniza com a produtora. AÇÃO !!!!!



 Escrito por Carlos Reichenbach às 02h13
[] [envie esta mensagem]


 
   LADEIRA DA MEMÓRIA 6 (CONFIDENCIAL)

 Seqüência eliminada no corte final de LILIAN M., RELATÓRIO CONFIDENCIAL (1974). Na foto de cena, o "Marujo Erótico" (Jairo Ferreira) é colocado à nocaute pela rumbeira e prostituta Maria Antonieta Creme Ponds (Tereza Bianchi). A seqüência era colorida e toda falada em linguagem onomatopaica (com legendas). Foi eliminada do filme porque inseria um novo gênero fílmico (a comédia surrealista) no desfecho de um filme cheio de "gêneros".



 Escrito por Carlos Reichenbach às 04h58
[] [envie esta mensagem]


 
   QUATRO OLHOS

 D. H. Griffith disse, à respeito de sua parceria com Billy Bitzer: "Quatro olhos veem mais que dois!". Nas fotos abaixo: Carlos Reichenbach e Jacob Solitrenick nas filmagens de GAROTAS DO ABC.



 Escrito por Carlos Reichenbach às 00h51
[] [envie esta mensagem]


 
   LADEIRA DA MEMÓRIA 5

1. Tradicional foto de equipe no último dia de filmagem de DOIS CÓRREGOS.

 

2. Ensaiando a cena mais triste de DOIS CÓRREGOS: a despedida de Hermes. Na foto: Riccelli, Vanessa Goulart, Pimpolho, Carlos Reichenbach (em posição de horta), Pedro Farkas, Túlio (com os olhos marejados) e Daniel Chaia.

 

3. De olho no vídeo-assist: Daniela Carneiro (continuísta), Reichenbach, Pedro Farkas e Carolina Andrade (assistente de câmera II).



 Escrito por Carlos Reichenbach às 15h43
[] [envie esta mensagem]


 
   NO PRELO

 Carlos Reichenbach: estou escrevendo um longa metragem de baixo orçamento, "O SOL VAI EXPLODIR", a ser rodado praticamente todo próximo ao "marco zero" de São Paulo, com uma câmera ágil e equipe mínima, na tentativa de flagrar a esquizofrenia de personagens que surtam - sem mais nem menos - no centro da cidade. Este projeto é fruto das minhas cotidianas e recentes errâncias pela metrópole graças às três pontes de safena que ganhei há dois anos e meio atrás. Talvez por ser um "sobrevivente" (fui internado no INCOR com seis horas para morrer) venho descobrindo uma Sampa diferente, menos neurótica mas muito mais onírica e fictícia. Gostaria de filmar São Paulo com a dioptria dos pesadelos, como um safari teratológico onde se misturam tipos urbanos medíocres e seres abissais; como se de qualquer sáida do Metrô pudesse irromper uma horda de alienígenas caucasianos originários da Lemúria.




 Escrito por Carlos Reichenbach às 13h47
[] [envie esta mensagem]


 
   A PRIMEIRA CENA DE GAROTAS DO ABC

 Esta foi a primeira cena filmada de GAROTAS DO ABC. Em primeiro plano, André Kappel Furman (o Tom Savini dos trópicos) conduzindo o belo "white dog" Saylor. Importante: a cena está no filme!



 Escrito por Carlos Reichenbach às 13h28
[] [envie esta mensagem]


 
   MOMENTOS RAROS

1. Raríssima foto das filmagens de VIA SACRA, o "assassinado" curta metragem de Orlando Parolini. Na foto: Carlos Reichenbach (quando ainda esbanjava cabelo) e Jairo Ferreira (empunhando a "metralhadora").

 

2. Final de filmagem (no laço) de CORRIDA EM BUSCA DO AMOR (1971), com uma equipe de seis pessoas (somente três na foto). Rubens Eleutério com a câmera no colo; Reichenbach fazendo contas no velho fotômetro Spectra  e um jovem estagiário da FAAP. Várias das cenas de carros correndo foram filmadas com o operador (nos últimos dias pelo próprio Reichenbach) segurando a câmera no porta-malas do carrão da foto.



 Escrito por Carlos Reichenbach às 13h24
[] [envie esta mensagem]


 
   LADEIRA DA MEMÓRIA 4

- Tradicional foto de equipe no último dia de filmagem de O PARAÍSO PROIBIDO (1981), quando o filme ainda se chamava AMOR PERVERSO. Na foto, entre outros, Jonas Bloch, Vanessa Alves (na época, assinando ainda Linda Vanessa), Fernando Benini, Concórdio Matarazzo, Carlos Shintomi, Izabel do Amaral, Tony Jacoska, os irmãos Ariovaldo e Ronaldo Pereira, a maquiadora Maria Antonia Lombardi, o saudoso LAMPA (na época, ainda na produção), Reichenbach e o grande Valente (que não era Eduardo). -



 Escrito por Carlos Reichenbach às 13h14
[] [envie esta mensagem]


 
   FULLER NO CINE CAIRO

Samuel Fuller, digo Maurice Legeárd, recebe o Oscar tardio das mãos de Eduardo, el Aguilar.



 Escrito por Carlos Reichenbach às 13h06
[] [envie esta mensagem]


 
   O UDIGRUDI E O PAI DO UNDERGROUND

 No Festival de Pesaro (Itália), em 1994, Reichenbach deu de cara com o humor formidável de Adolphas Mekas, o pai do underground (o brother Jonas é a mãe).

 Ele havia perdido a casa, o computador e sua tese de doutorado no malfadado incêndio do litoral da California; com tudo isso, olha o olhar satisfeito do maluco para a câmera!

 O meu sorriso é por causa dos cinco mil dólares cash do prêmio de melhor filme dado a "ALMA CORSÁRIA", que eu estava carregando na "capanga"...



 Escrito por Carlos Reichenbach às 05h44
[] [envie esta mensagem]


 
   LADEIRA DA MEMÓRIA 3

 Reichenbach filma Ênio Gonçalves em "FILME DEMÊNCIA".



 Escrito por Carlos Reichenbach às 05h34
[] [envie esta mensagem]


 
   LADEIRA DA MEMÓRIA 2

 A equipe de "GAROTAS DO ABC" reunida para a clássica foto coletiva, no penúltimo dia de filmagem.



 Escrito por Carlos Reichenbach às 05h31
[] [envie esta mensagem]


 
   SOUVENIRS DE BRASÍLIA 2003

Foto 1: Silvio Tendler, Reichenbach e Maurice Capovilla. Batuque dos astros.

Foto 2: Antonio Grassi, Reichenbach e Antonio Pitanga. Um Antonio em cada filme.

Foto 3: Reichenbach levando Michelle Valle até a beirada do palco. Delirio da moçada.

Foto 4: Reichenbach levanta o genial Paulo Cesar Pereio nos braços na saída de HARMADA.

Foto 5: Reichenbach recebe o Candango de seu ator-fetiche Enio Gonçalves.



 Escrito por Carlos Reichenbach às 01h29
[] [envie esta mensagem]


 
   LADEIRA DA MEMÓRIA 1

 Filmagens de AMOR, PALAVRA PROSTITUTA. Na foto: Luis Antonio de Oliveira, José Manir, Carlos Reichenbach, Inacio Araujo e Ortega.



 Escrito por Carlos Reichenbach às 01h18
[] [envie esta mensagem]


 
   UMA HOMENAGEM AO VELHO AMIGO

 Uma das últimas fotos de Ingmar Bergman, que tanto me fez lembrar de Jairo Ferreira.



 Escrito por Carlos Reichenbach às 01h13
[] [envie esta mensagem]


 
   O VERDADEIRO REDUTO BOMBER

Eis o paraíso!



 Escrito por Carlos Reichenbach às 01h10
[] [envie esta mensagem]


 
      
 
 

HISTÓRICO
 24/01/2010 a 30/01/2010
 25/01/2009 a 31/01/2009
 22/07/2007 a 28/07/2007
 22/01/2006 a 28/01/2006
 30/01/2005 a 05/02/2005
 23/01/2005 a 29/01/2005
 16/01/2005 a 22/01/2005
 09/01/2005 a 15/01/2005
 02/01/2005 a 08/01/2005
 26/12/2004 a 01/01/2005
 19/12/2004 a 25/12/2004
 12/12/2004 a 18/12/2004
 05/12/2004 a 11/12/2004
 28/11/2004 a 04/12/2004
 21/11/2004 a 27/11/2004
 14/11/2004 a 20/11/2004
 07/11/2004 a 13/11/2004
 31/10/2004 a 06/11/2004
 24/10/2004 a 30/10/2004
 10/10/2004 a 16/10/2004
 03/10/2004 a 09/10/2004
 26/09/2004 a 02/10/2004
 19/09/2004 a 25/09/2004
 12/09/2004 a 18/09/2004
 05/09/2004 a 11/09/2004
 29/08/2004 a 04/09/2004
 22/08/2004 a 28/08/2004
 15/08/2004 a 21/08/2004
 08/08/2004 a 14/08/2004
 01/08/2004 a 07/08/2004
 25/07/2004 a 31/07/2004
 18/07/2004 a 24/07/2004
 11/07/2004 a 17/07/2004
 04/07/2004 a 10/07/2004
 27/06/2004 a 03/07/2004
 20/06/2004 a 26/06/2004
 13/06/2004 a 19/06/2004
 06/06/2004 a 12/06/2004
 30/05/2004 a 05/06/2004
 23/05/2004 a 29/05/2004
 16/05/2004 a 22/05/2004
 09/05/2004 a 15/05/2004
 25/04/2004 a 01/05/2004
 18/04/2004 a 24/04/2004
 11/04/2004 a 17/04/2004
 04/04/2004 a 10/04/2004
 28/03/2004 a 03/04/2004
 21/03/2004 a 27/03/2004
 14/03/2004 a 20/03/2004
 07/03/2004 a 13/03/2004
 29/02/2004 a 06/03/2004
 22/02/2004 a 28/02/2004
 15/02/2004 a 21/02/2004



OUTROS SITES
 NOVO ENDEREÇO DO REDUTO DO COMODORO
 OLHOS LIVRES - o site de Carlos Reichenbach
 CARTAS DO REICHENBOMBER - Arquivo
 DEZENOVE SOM E IMAGENS
 OS BLOGS QUE CONCORREM AO QUEPE DO COMODORO
 ALTA FIDELIDADE
 ANOTAÇÕES DE UM CINÉFILO
 ARKADIN - CINEMA, PRA COMEÇO DE CONVERSA
 ARTE GRÁFICA (ou ANJO EXTERMINADOR)
 BAÚ DE FILMES
 CAIXA PRETA
 CELULÓIDE CORTADO
 CHIP HAZARD
 CINECASULOFILIA
 CINE ESTRANHO
 CINEFILIA
 CINÉFILOS DO TERCEIRO MUNDO
 CINÉFILOS OFF-LINE
 CINÉFILOS ON LINE
 CINEMA CUSPIDO E ESCARRADO
 CINE MAJESTIC
 CINEMATÓRIO
 CINENETCOM
 CURRAL CINE - BLOG DA VAQUINHA EUGÊNIA
 DIÁRIO DE BORDO
 DIÁRIO DE UM CINÉFILO
 DR. IGOR - NEWS ASSOCIADOS
 EM CARTAZ
 ERA UMA VEZ NA PARAÍBA
 FILMES DO CHICO
 FILMES GLS OU QUASE
 FREE AS A WEIRD
 FULERUS FILMES
 HATTORI HANZO
 IMPRESSÕES CINÉFILAS
 IMPÉRIO CINÉFILO
 LIMÃO MATUTINO - SEGUNDA SAFRA
 LOS OLVIDADOS
 MATA HARI & 007
 MELODIA DO OLHAR
 MONDO PAURA
 NUVEM DE PÓLVORA
 OS INTOCÁVEIS
 PAGODA REBORN
 PICILONE
 PSEUDOCINÉFILOS
 QUALQUER COISA QUE POSSA ME INTERESSAR ...
 QUARTO DO CHIKO
 RD - B SIDE
 REPETE QUE EU NÃO OUVI DIREITO
 SALA PROIBIDA
 SETARO´S BLOG
 THE BRIDGE
 TRÊS CINÉFILOS EM CONFLITO
 VERDADES E MENTIRAS EM 24 FOTOGRAMAS
 CONTRACAMPO
 CINEMASCOPIO
 CINE IMPERFEITO
 FILMESCÓPIO
 CRÍTICOS.COM
 CINEMA MARGINAL
 STONE AGE SCANNERS
 SALVE O VHS
 BLOG DO TAS
 VGI - Vivian Golombek
 O SIGNO DO DRAGÃO
 ALMANAQUE ROSÁRIO CAETANO
 DIONISÍACAS - O Blog do Dionísio Neto
 CINEMINHA
 CINEFILIA
 MULHERES DO CINEMA BRASILEIRO
 CINEMA EM FOCO - o cinema em Brasília
 DICK DANELLO - o site
 BLOG DO CINEMA BRASILEIRO
 DOINEL, O CINÉFILO DE DOIS CÓRREGOS
 SURREALISMO / DE CINEMA
 REATOR - Revista de Cultura
 AGULHA - REVISTA DE CULTURA
 FAKERKAKIR - Site de Ficção e Jornalismo
 REVISTA ETCETERA
 O CISCO TORNITRUANTE
 DOUTOR DALTON - um Blog surpreendente
 A MATÉRIA DO SONHO
 OLIGOFRIENDS
 JOSÉ GERALDO MARTINS
 NOTÍCIAS DO ZOO
 DEDOS DAS MOÇAS
 AS PERDIDAS
 BURBURINHO - o pensamento vivo de Nemo Nox
 OMBUDSMANS DE X-SALADA - é à sério
 MALDITOS FILMES BRASILEIROS
 JAPAN ACTION - site brasileiro
 POST DEAD - o Blog do Villa da 89FM
 MAGNUS OPUS COLLECTION
 CABINE - Revista Virtual
 SOMBRAS ELÉTRICAS
 MEIA ENTRADA
 FOTOLOG DO VEBIS JUNIOR
 ACRE INFUSO - O Blog-roteiro
 BOCA DO INFERNO
 APLAUSO - Revista de Cultura
 TODOS JORNAIS DO PAÍS
 JORNAL DOS OLHOS LIVRES
 O CRÍTICO DE CINEMA
 CINEMA NO DIVÃ
 CINE ART
 MOVIES AND MORE
 CINEMA E ETC
 WIDESCREEN
 OS CINÉFILOS
 7ARTE
 SPOILER
 CINELIGADO
 CINÉFILOS
 NOS BASTIDORES DA NOTÍCIA
 EU ASSISTI
 CINEMA & LITERATURA
 IMAGEM EM MOVIMENTO
 PORTAL CINE
 CINELÂNDIA
 CINEMA TURBINADO
 CINE VÍDEO EDUCAR
 CINEMA COM RAPADURA
 KINEMAIL
 POPPY CORN
 BLOG DA LAURA BEATRIZ
 O CAIXOTE - REVISTA
 VIVER E MORRER NO CINEMA
 BLAXPLOITATION
 EROTIKILL
 O ESCURINHO NO CINEMA
 CINEMANÍACO
 PINK FREUD
 SCORETRACK NETWORK - MÚSICA E CINEMA
 ROTEIROS ON LINE
 NÃO
 VÍDEO CLUBE CINE SERIADO - Compra de filmes raros
 CINE TV NOSTALGIA - Compra de filmes raros
 PUTRESCINE - Compra de filmes raros
 REVISTA BALA
 DICACINE
 MOÇO DE FAMÍLIA - Contos, crônicas e ensaios
 PLANO A PLANO
 CINEMA LIDO
 FILMES BRASILEIROS QUE POSSUAM O ESPORTE COMO TEMA
 DROPS MAGAZINE - CINEMA
 A REBELDIA, O SONHO E O CINEMA
 MONSTRO NA GARAGEM
 CINETRIX
 O OLHO DE HOCHELAGA


VOTAÇÃO
 Dê uma nota para meu blog!